Por Kym Souza | Casa.com.br

Projeto Robôs Adoráveis, criado pela artista plástica Mônica Turato, visa combater a poluição de resíduos sólidos e inspirar as pessoas a olharem para o lixo que produzem.

As peças criadas pela artista são produzidas com material descartado da construção civil, da praia e das ruas. E também são usados em escolas para promover a Educação Ambiental, através de palestras, exposições e uma gincana super especial, que faz com que as crianças criem as suas próprias peças.

Agora, o projeto original soma esforços e parceria com a escritora Elisângela Medeiros, professora e escritora (autora dos livros “Quem eu sou?” e “A Viagem de Aninha Joaninha”), e com Geovanna de Souza, ilustradora, que já teve seu trabalho impresso em cinco livros, para dar vida à história de Lino.

Em “Lino e os Robôs” o garoto é humilde e cria seus próprios androides a partir de materiais reciclados: o Ecolindo e a Rubi. Os nomes dos brinquedos foram escolhidos em um sorteio no Instagram.

O livro foi lançado no dia 22 de abril deste ano e pode ser baixado gratuitamente. Ao final dessa história, a criança ainda pode imprimir o Robô Equilíbrio, disponível através de um link, para montar e, de uma maneira divertida, explorar o equilíbrio e o centro da gravidade.