O final do ano chegou e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) traz um e-book gratuito e com receitas inéditas com dicas que incluem desde aquele petisco delicioso de entrada, passando pelo prato principal e, claro, finalizando com uma sobremesa maravilhosa. Assinado pela chef consultora da SVB, Myllena Salles, que também faz parte do time do programa Segunda Sem Carne (SSC), o e-book é mais uma prova sobre o potencial gastronômico e culinário dos vegetais.

Abaixo, a própria SVB separou algumas receitas da publicação para uma refeição completa e deliciosa. Para conferir o conteúdo completo, gratuitamente, basta se cadastrar para ter acesso.

ENTRADA – BOLINHO DO MAR DE SHIMEJI

Ingredientes:

500 gramas de shimeji branco; 300 gramas de mandioca cozida e amassada; dois dentes de alho amassados; uma folha nori triturada; meio limão espremido; três colheres de sopa de coentro picado; uma colher de chá de pimenta do reino; uma xícara de farinha de trigo; Sal a gosto; e óleo para fritar.

Modo de preparo:

  • Comece limpando o shimeji, removendo a parte inferior. Deixe o shimeji seco com o auxílio de papel toalha ou pano. Em seguida, triture o shimeji no processador até que fique levemente granulado, use o modo pulsar para controlar, para que não fique muito processado ao ponto de massa;
  • Em uma vasilha grande, coloque a mandioca bem cozida e amassada ao ponto de purê, misture os demais ingredientes;
  • Misture até que fique homogêneo e a massa firme para moldar;
  • Molde os bolinhos em forma de croquete, passe levemente na farinha de trigo, remova o excesso e frite por imersão em óleo quente;
  • Evite colocar em papel toalha após frito, de preferência deixe secando a gordura em uma grade.

PRATO PRINCIPAL – MEDALHÃO DE SHITAKE AO MOLHO DE LARANJA

Ingredientes:

Para o medalhão – 800 gramas de shitake; quatro dentes de alho amassados; uma colher de chá de cominho; um quatro de xícara de azeite; uma colher de sopa de páprica defumada; três colheres de sopa de shoyu; três colheres de sopa de cebolinha picada; uma xícara de farinha de rosca ou até dar o ponto; sal a gosto.

Para a abobrinha – duas abobrinhas grandes; Azeite; uma colher de chá de pimenta do reino; Sal a gosto.

Para o molho de laranja – Suco de quatro laranjas pêra; uma colher de chá de açúcar; um galho de alecrim; uma cebola pequena picada; um quarto de colher de chá de noz moscada, uma colher de sopa de amido de milho; Sal a gosto.

Preparo:

Medalhão – Comece batendo o shitake no processador até que fique granulado, não bata muito para que não vire uma massa. Transfira o shitake batido para um bowl e coloque os demais ingredientes para o medalhão, misture até que fique homogêneo e a massa firme, caso seja necessário adicione um pouco mais de farinha de rosca para chegar no ponto de moldar. Molde os medalhões deixando um pouco menor do que o tamanho da espessura da abobrinha, pois a abobrinha irá diminuir de tamanho. Coloque em uma forma untada com óleo vegetal e leve ao forno por 25 minutos ou até que fiquem firmes e dourados, reserve.

Molho – Refogue a cebola e adicione o galho de alecrim, deixe o alecrim por 2 minutos e depois remova. Em seguida, coloque o suco das laranjas, o açúcar, o sal e a noz moscada e deixe cozinhando em fogo baixo. Dissolva o amido de milho com um pouco de água e adicione à panela, mexa até que comece engrossar e desligue o fogo. Coloque o molho sobre os medalhões, leve ao forno novamente por 10 minutos e sirva.

Abobrinha – Remova as pontas das abobrinhas e corte no sentido do comprimento. Coloque as abobrinhas em uma peneira, salpique sal e deixe por aproximadamente por 10 minutos para eliminar a maior parte da água. Em seguida, coloque pimenta do reino, acerte o sal e frite as abobrinhas na frigideira dos dois lados até que fiquem douradas. Espere esfriar e envolva o medalhão com a abobrinha ainda na assadeira onde está o medalhão, prenda a abobrinha com um palito de dente e reserve.

Rendimento: sete porções.

GUARNIÇÃO – SALPICÃO DE GRÃO DE BICO

Ingredientes:

200 gramas de grão bico; uma folha de louro; uma cenoura ralada; 100 gramas de milho; 100 de ervilha; 100 gramas de batata palha; 80 gramas de uva passas; uma cebola roxa fatiada em meia lua; 150 gramas de vagem; 100 gramas de azeitona verde; 30 gramas de salsinha picada

Para a maionese – 100 mililitros de água; 25 gramas de extrato de soja; cinco gramas de sal; dois dentes de alho; 40 gramas de gergelim; 100 mililitros de óleo vegetal; meio limão; Sal a gosto.

Preparo:

  • Comece deixando o grão de bico de molho por, no mínimo 8 horas, após o tempo de molho, descarte a água e leve os grãos à panela de pressão, com uma nova água cobrindo os grãos. Acrescente a folha de louro, sal e um fio de óleo vegetal e cozinhe por aproximadamente 25 minutos, até que os grãos estejam macios. Escorra a água e reserve os grãos para esfriarem. Corte a vagem em cubos e refogue com um pouco de azeite por 5 minutos até que estejam macias e deixe esfriar. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes, misture bem e reserve.

Maionese – Bata os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo, por um minuto, para que triture o gergelim e o alho até que fique um líquido liso. Diminua a velocidade e adicione o óleo aos poucos, deixando cair em fio enquanto bate. Aumente a velocidade conforme o óleo for acabando e a maionese engrossando. Em seguida, misture toda a maionese à vasilha dos ingredientes do salpicão e, por últimoo, a batata palha. Sirva frio.

SOBREMESA – PANNACOTTA COM GELEIA DE MORANGO

Ingredientes:

Para a Pannacota – 400 gramas de amendoim cru sem sal; um litro de água; uma colher de chá de agar agar; uma colher de chá de extrato de baunilha; meia xícara de açúcar

Para a geleia – 500 gramas de morangos maduros; uma colher de sopa de hortelã picada; um limão taiti; uma xícara de açúcar.

Preparo:

Pannacota – Deixe o amendoim de molho por no mínimo quatro horas. Em seguida, coloque o amendoim e um litro de água filtrada no liquidificador e bata por três minutos, até que triture todo o amendoim e fique homogêneo. Em seguida, passe o leite em uma peneira fina ou um voal, descarte o resíduo e reserve o leite.

Coloque o leite frio em uma panela, misture o agar agar até que se dissolva completamente e, em seguida, adicione os demais ingredientes. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos, até que comece ferver e engrossar, sempre mexendo para que não grude no fundo. Desligue o fogo e coloque em taças de sobremesa e leve à geladeira para firmar.

Geleia – Bata todos os ingredientes no liquidificador até que formem um purê liso, em seguida, coloque a mistura em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até que comece engrossar e caramelizar, mexendo às vezes para não queimar no fundo. Quando a pannacota firmar, coloque a geleia por cima e leve a geladeira novamente para gelar.

Rendimento: cinco porções

Leia também:

10 receitas veganas para as festas de fim de ano.

Cardápio para uma ceia de fim de ano vegana.