Rico conteúdo sobre “Primeira infância” está disponível online

Esta fase é de construção da base sob a qual cada indivíduo erguerá sua existência.



Por Ana Lúcia Machado

Desde a criação do Educando Tudo Muda falo sobre os cuidados da infância e insisto na valorização do começo da vida. Esta fase é de construção da base sob a qual cada indivíduo erguerá sua existência. Tudo o que for vivenciado na infância terá impacto a vida toda.

Para disseminar a consciência sobre a importância dos primeiros anos de vida, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em parceria com a Responsabilidade Social da Rede Globo, acaba de lançar o Caderno Globo Primeira Infância. Um material de alta qualidade e conteúdo riquíssimo.

O caderno apresenta entrevistas, artigos, infográficos com dados atuais sobre saúde, educação, nutrição, políticas públicas, e uma reflexão fundamental sobre a relevância dos primeiros 6 anos de vida para o desenvolvimento humano e para a construção de uma sociedade para todos.

O primeiro artigo da publicação é o de Anna Chiesa, professora da USP e uma das curadoras do caderno. Chiesa chama a atenção para as descobertas científicas do final da década de 90 que revelaram que as conexões neurais se formam numa velocidade incrível – 1 milhão de novas conexões por segundo, sendo que 90% dessas conexões ocorrem até os 6 anos de idade. Ela diz que “conversar, demonstrar carinho e afeto são peças fundamentais para moldar a arquitetura cerebral do bebê”.

Já o artigo de Pedro Hartung, advogado, coordenador do Programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana, adverte que a criança só será o futuro da nação, se garantirmos à ela direito às políticas públicas hoje. Cuidar da infância no presente, é cuidar do futuro da humanidade, afirma o advogado.

O Caderno Globo é uma publicação periódica, com edições temáticas voltadas ao aprofundamento do debate e estímulo à reflexão sobre assuntos importantes para a sociedade, e esta é sua 17ª edição.

A publicação Caderno Globo está disponível online.

Debater a infância é ampliar a discussão a respeito da preservação da vida e a sustentação planetária. Boa leitura e reflexão.



Digite seu email para receber nossas últimas notícias!