cartilha ONGs
Representantes de ONGs participantes do Programa VOA. Foto: Reprodução | Cartilha Programa VOA

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o  Brasil tem mais de 800 mil organizações da sociedade civil e 2,3 milhões de pessoas são empregadas pelo terceiro setor, grupo formado por formado por organizações sem fins lucrativos e não governamentais. Dentro do terceiro setor, existem Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades sem fins lucrativos, além de fundos, fundações e empresas que contribuem financeiramente para dar amplitude aos projetos sociais.

E para ajudar as ONGs que já existem e pessoas que querem criar uma ONG para contribuir com um mundo melhor, o Programa VOA, focado em capacitar os responsáveis por organizações e negócios sociais para realizarem uma gestão mais eficaz, lançou uma cartilha online com dicas e informações importantes para ONGs de todo o país, que vão da gestão de pessoas ao controle financeiro das organizações. A publicação traz ainda os aprendizados e previsões para o setor depois de 2020 e da pandemia da COVID-19.

Para baixar a cartilha, clique AQUI.

Foto: Reprodução | Cartilha Programa VOA

O Programa VOA começou em 2018 e o trabalho é realizado por voluntários da Ambev, que doam tempo e conhecimento para atuarem como mentores, lado a lado com as entidades parceiras. O objetivo é alavancar o impacto social de organizações que trabalham para o desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens.

Os voluntários compartilham seu conhecimento em gestão de pessoas e de projetos, orçamento, definição de metas, captação de recursos e planejamento estratégico. A partir desses pilares, as organizações saem mais preparadas para realizarem seus propósitos de transformação social.

As mentorias acontecem de forma remota ou presencialmente, na sede da organização apoiada ou na própria Ambev. Além do acompanhamento, as organizações apoiadas têm acesso a uma plataforma de ensino a distância, com aulas em vídeo, apostilas e outros materiais de suporte. São nove módulos de gestão com toda a base teórica necessária para a implementação de um projeto: Sonho e Princípios; Estratégia e Tática; Gente e Gestão; Gestão da Rotina; Gestão de Orçamento; Comunicação e Relacionamento; Captação de Recursos e Governança e Solução de Problemas.

Foto: Reprodução | Cartilha Programa VOA

Existem quatro requisitos fundamentais para uma organização poder participar:

  1. Organizações sem fins lucrativos (OSCIP, ONG, OS, Institutos, Instituições, Fundações etc.) ou qualquer tipo de organização social, incluindo empreendedores sociais e negócios sociais, desde que estejam relacionados com os objetivos do programa;
  2. Tempo de existência: maior ou igual a dois anos;
  3. Participantes do programa de mentoria devem fazer parte da alta liderança da organização;
  4. Disponibilidade para participação nos treinamentos, mentorias e projetos que acontecerão em 2021 com encontros presenciais e online.

A Ambev informou que as inscrições para o Programa VOA 2021 foram encerradas em janeiro.