energia solar
Foto: iStock
- Publicidade -

Ajudar a transformar a vida de pessoas com menor poder aquisitivo da sociedade, criando empregos e melhor qualidade de vida é um dos objetivos do Circo Crescer e Viver. Por este motivo, o centro de referência circense e equipamento sociocultural instalado há 17 anos na Cidade Nova, bairro do Rio de Janeiro, está lançando o Circo Solar: um programa de formação de profissionais com atuação na área de energia solar.

Realizada em parceria com a Revolusolar, grupo que vem desde 2015 buscando a democratização de energia solar em comunidades, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O projeto oferecerá um curso técnico no ramo da energia solar e ações de educação ambiental para jovens e crianças de comunidades próximas, além de instalação de painéis solares para a conversão energética do Circo.

- Publicidade -

“Nossa intenção é ir além dos debates sobre sustentabilidade. Queremos que nossa vizinhança seja referência no desenvolvimento de projetos que promovam meios verdes para superar os dramas sociais e econômicos aqui vividos. O objetivo é dar a oportunidade aos nossos vizinhos de estarem no centro da revolução dos empregos verdes, dando assim ainda mais autonomia para que eles criem uma comunidade próspera, acolhedora e sobretudo sustentável”, comenta Renier Molina, diretor de projetos do Circo Crescer e Viver.

A metodologia do programa Circo Solar envolve a comunidade local como protagonista da solução e combina três eixos principais:

  • Programa de Energia Sustentável: Instalações solares e projetos de Eficiência Energética;
  • Programa de Formação Profissional: Capacitação de moradores de comunidades para se tornarem instaladores solares e eletricistas;
  • Programa de Educação Ambiental: Sensibilização e conscientização de crianças e adolescentes, que fazem parte do Programa Circo Social, com a temática de meio ambiente;

As inscrições para o programa estão abertas até o dia 9 de março e o projeto terá duração de dois meses. A turma será composta a partir de critérios de equidade de raça e gênero e é obrigatório ter Ensino Médio completo para participar.

capacitação energia solar
Foto: Divulgação

Mais informações sobre o projeto e inscrições para o Circo Solar estão disponíveis no site do Circo Crescer e Viver.

Lançamento do projeto

O lançamento do projeto que vai capacitar jovens no trabalho com energia solar será marcado por um evento no Circo Crescer e Viver. Aberto ao público e gratuito, o encontro vai reunir lideranças públicas e privadas, ambientalistas, representantes das empresas do setor de energia, comunidade acadêmica, organizações da sociedade civil e moradores do entorno da Cidade Nova.

capacitação energia solar
Foto: Pérola Quesada

Entre os nomes confirmados, estarão: Eduardo Cavaliere (Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro), Ana Paula Grether (Coordenadora de ESG da VIBRA), Ilan Cuperstein (Vice-diretor regional da C40 para América Latina), Fabio Corte (Gerente Executivo de Transformação Estratégica do ONS), Eduardo Ávila (Diretor Executivo da Revolusolar) e Renier Molina (Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver).

“Nossa meta com o projeto Circo Solar é consolidar um modelo que combine mitigação de impacto climático, educação ambiental e geração de trabalho e renda, como forças de desenvolvimento comunitário em territórios populares do Rio, demarcando o seu lugar de capital natural de oportunidades da economia verde”, afirma Eduardo Cavaliere, Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

Programação

18h – Abertura do Circo

MÚSICA | BAR | NETWORK

20h – RODA DE DIÁLOGO – Desafio climático brasileiro e transição energética de territórios populares

EDUARDO CAVALIERE

Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro

ANA PAULA GRETHER

Coordenadora de ESG da VIBRA

ILAN CUPERSTEIN

Vice-diretor regional da C40 para América Latina

FABIO CORTE

Gerente Executivo de Transformação Estratégica do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)

EDUARDO ÁVILA

Diretor Executivo da Revolusolar

RENIER MOLINA

Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver

20h30 – RODA DE SAMBA – encerramento

Data: 10 de março (quinta-feira)

Local: Circo Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova)

Horário: a partir das 18h

Gratuito (sujeito à lotação)

Retirada de ingressos: Sympla

- Publicidade -