O escritório cooperativo de projetos socioambientais Sapiência Ambiental realiza, a partir do próximo dia 17 (sexta-feira), oficinas permaculturais sobre diversos temas que cercam a permacultura. As atividades acontecem no Sesc Registro, a maior cidade do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo.

Todas as oficinas são gratuitas, porém é preciso retirar a senha, no local da atividade, 30 minutos antes. Confira abaixo detalhes de cada uma delas:

17/01 às 15hs: Como trabalhar com tecnologias e projetos sociais?

A oficina aborda temas como captação de recursos e estruturação de projetos, metodologias referentes ao trabalho popular e modos de execução de projetos sociais voltados para a autonomia.

O intuito é auxiliar projetos sociais, que são iniciativas voltadas à melhoria das condições de vida de um grupo de indivíduos, da sociedade e do meio ambiente. São frequentemente mais lentos que projetos de negócios do mercado e exigem grande responsabilidade e capacidade técnica do grupo envolvido para superar desafios.

Vagas limitadas. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

18/01 às 14hs: Tecnologias sustentáveis para o tratamento de esgoto

Vamos apresentar para os participantes um panorama histórico do desenvolvimento das tecnologias de tratamento de esgoto e as alternativas a esse modelo, baseadas nos princípios da Permacultura. O ponto central é desconstruir o conceito de esgoto como algo “asqueroso”, que precisa ser afastado o mais rápido possível, e estabelecer uma perspectiva que compreenda o esgoto como uma preciosa fonte de recursos.

Vagas limitadas. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

19/01 às 14hs: Alimentação responsável: agroecologia, redes de consumo e PANCs

Foto: Ligia Monteiro

A oficina aborda o que é agroecologia, o que são redes de consumo, como participar e organizar grupos de consumo responsável. Além disso, a atividade explica o que são PANCs, como cultivá-las e incluí-las na alimentação.

Vagas limitadas. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.