- Publicidade -

Oficinas do Sesc ensinam bordados inspirados nos biomas brasileiros

Cursos com artesãos combinam educação ambiental, história e patrimônio cultural

bordados biomas brasileiros
Técnica de bordado em folhas secas, ensinada em uma das oficinas. Foto: Alan Vilan

Em setembro, o Sesc Avenida Paulista oferece uma série de cursos e oficinas que unem educação ambiental, patrimônio material e cultural e história pelas mãos de artistas que baseiam sua criação na diversidade dos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica e o Cerrado. O projeto “Bordados Alados” une técnicas de bordado e educação ambiental a partir da oficina “Mata Atlântica Bordada” e dos cursos “Bordando Pássaros em Utensílios” e “Bordado do Cerrado em Folha”.

- Publicidade -

Além deles, a temática ambiental é abordada no curso “Teoria e Prática: Quadrinhos e Educação Ambiental com Cerrado em Quadrinhos”, na intervenção “Bordado Livre: Patrimônio Mineiro” e na oficina “Bordando Ouro Preto”.

bordados biomas brasileiros
Foto: Alan Vilan

Programação

Nos dias 10 e 13 de setembro, a oficina “Mata Atlântica Bordada”, apresenta aspectos e características da região, por meio de trabalhos em bordado cujas técnicas básicas são transmitidas àqueles que são iniciantes na prática. No dia 10 a oficina acontece das 15h às 18h e no dia 13, das 19h às 22h, de forma gratuita, com retirada de ingressos 1 horas antes do início, no dia da atividade.

O curso “Bordando Pássaros em Utensílios” sensibiliza os participantes para a variedade de aves da região da Mata Atlântica, por meio de bordados em utensílios como toalhas e almofadas, acontece de 13 a 17 de setembro, das 10h30 às 13h30, sendo necessária a inscrição prévia, a partir do dia 30 de agosto, no Portal Sesc SP. Tanto a oficina quanto o curso são ministrados pelo “Atelier Dois Capetelistas”, criado pelos paranaenses Aurélio e Leandro, que vivem atualmente em Ouro Preto (MG) e cujos trabalhos artesanais retratam mais de 80 espécies de aves em bordados.

bordados biomas brasileiros
Foto: Alan Vilam

Para aqueles que já possuem noções básicas e intermediárias de bordado, o curso “Bordado do Cerrado em Folha”, apresenta a técnica de bordado em folha natural a partir de experiências e pesquisas de Alan Vilar, artista visual e têxtil, que ministra o curso. Para a participação, é necessário o envio de carta de interesse (a partir de 1° de setembro, para o e-mail [email protected]) e comprovação de nível médio de bordado. O curso acontece de 24 a 28 de setembro, das 10h30 às 13h30.

- Publicidade -
bordados biomas brasileiros
Fotos: Alan Vilam 

“Atelier Dois Capetelistas” segue explorando o bordado na intervenção “Bordado Livre: Patrimônio Mineiro”, que acontece no dia 11 de setembro, domingo, das 15h às 18h, de forma gratuita, na biblioteca da unidade, e que tem como proposta apresentar itens importantes do patrimônio material mineiro e pontos básicos de bordado.

Na oficina “Bordando Ouro Preto”, a dupla, por meio do bordado, explora a região de Ouro Preto e compartilha sua experiência de deslocamento entre São Paulo e Minas Gerais. Para participar da oficina, é necessária a retirada de ingressos 1 hora antes do início da atividade, de forma gratuita.

bordado
Foto: Alan Vilam

Utilizando conceitos e práticas relacionadas à criação de histórias em quadrinhos voltadas à divulgação científica e educação ambiental, o artista Evandro Alves oferece, de 27 a 30 de setembro, das 19h às 22h, o curso “Teoria e Prática: Quadrinhos e Educação Ambiental com Cerrado em Quadrinhos”. As inscrições acontecem a partir de 30 de agosto, pelo portal Sesc SP.

- Publicidade -
bordado biomas brasileiros
Foto: Alan Vilan