Neste sábado (23) e domingo (24), o Sesc Guarulhos, em São Paulo, oferta um curso para ensinar como fazer tintas com pigmentos naturais. As aulas serão conduzidas das 14h às 16h pelo Coletivo de Educação e Permacultura Daterra. Os interessados devem retirar as senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Confira mais detalhes das oficinas no descritivo abaixo:

Desde a antiguidade os povos procuraram pigmentos na natureza para utilizar como pintura. Excrementos de animais, folhas e sangue eram utilizados para registrar momentos e se comunicar. As tintas ecológicas apresentam baixo impacto ambiental e são elaboradas à partir de pigmentos naturais, tais como terra de diversas cores, urucum, açafrão, beterraba.

Durante a oficina, cada participante irá preparar uma receita de tinta com um elemento diferente que conseguimos encontrar na natureza. Após o preparo, serão convidadas a pintar os canteiros do Centro de Educação Ambiental externo da unidade, em formato de mutirão.

Facilitadores:

Daniel de Souza é arte educador, psicólogo e permacultor. Desenvolve projetos em permacultura urbana. Articulador da rede Permacultura na Faixa, onde promove mutirões e oficinas em permacultura e bioconstrução.

Iara Rodrigues Santos de Souza é psicanalista, educadora popular e permacultora. Desenvolve projetos em educação social e permacultura.

Endereço:

R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP