A Embrapa acaba de abrir as inscrições para mais uma formação online e gratuita. Hortas em pequenos espaços é um curso com carga horária de 12 horas e é voltado, sobretudo, para quem vive em ambientes urbanos.

Os quatro módulos que compõem o conteúdo do curso são: Fatores que afetam o desenvolvimento das plantas; Produção de hortaliças; Controle de pragas e doenças; Hortaliças: cores, nutrição e saúde.

“Cultivar temperos como salsa, coentro e cebolinha, ou folhosas como alface, rúcula e agrião não é, em resumo, privilégio de moradores da zona rural”, afirma o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa, Henrique Carvalho. “Com uma linguagem simples e direta, o curso irá mostrar que a produção e o consumo seguro de hortaliças estão ao alcance de todos”.

Segundo a empresa, houve um crescente interesse pelo cultivo de hortaliças em casa nos últimos meses. Tal fato foi notado pelas consultas ao SAC da Embrapa Hortaliças. Todos os meses novas turmas são abertas.

Confira os objetivos do curso:

  • Analisar a importância da boa combinação de fatores como água, solo, luminosidade e nutrientes para o sucesso da horta
  • Identificar as características e condições mais propícias da água, do solo, da luminosidade e dos nutrientes para produção de horta
  • Conhecer formas e recipientes interessantes e potencialmente seguros para a construção de um mini canteiro
  • Descrever as técnicas gerais necessárias para a produção de hortaliças (preparo do solo, escolha da espécie, plantio, irrigação)
  • Identificar as condições específicas de produção das principais espécies de hortaliças
  • Reconhecer as principais pragas e doenças que afetam as hortas
  • Conhecer formas baratas, naturais e eficazes para controle de pragas e doenças em pequenas hortas
  • Relacionar as hortaliças com fontes abundantes de nutrientes e fibras para auxiliar na manutenção da saúde

Inscrições

Para se inscrever, faça seu cadastro no site da Embrapa, entre neste site e clique em “Inscreva-se!”. Devido a alta procura, o site pode ficar instável e dar erro, neste caso atualize a página quando for necessário e persista.

Importante: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.

Para mais informações, entre em contato no email: [email protected]

Outros cursos da Embrapa estão disponíveis na plataforma E-Campo.

Leia também:

Videoaulas gratuitas ensinam sobre sistemas agroflorestais para pequenos produtores

Aulas gratuitas em vídeo ensinam como fazer horta orgânica