universo da floresta

Estão abertas as inscrições para o Curso Transição para Campo que será realizada nos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro, das 19h às 21h30, com o comunicador Victor Mal e o geógrafo-urbanista Jérôme Sensier, ambos da ONG Rizomar.

As aulas são online ao vivo, mas ficam gravadas por um ano para que os alunos tenham acesso quando quiserem.

A proposta do curso é acelerar, encorajar e fortalecer o processo de transição daqueles desejam sair da cidade para um vida mais sustentável, comunitária, saudável e resiliente.

O curso é um guia para que essa transição não seja só um deslocamento da cidade para o campo. Mas que se faça com mudança de paradigma. O que isso significa? Evitar processos de especulação imobiliária, pegada ecológica com urbanização predatória, reprodução dos padrões tóxicos da nossa sociedade desigual e de consumo no campo.

O curso online dá ferramentas práticas para planejar sua transição cidade-campo, buscando evitar os erros estruturais mais comuns na hora de dar esse passo tão desafiador.

Existe um movimento de pessoas que estão deixando a cidade em direção ao campo: são os chamados Novos Rurais, que estão em busca de uma vida mais simples e conectada à Natureza. A decisão de ir para a roça, no entanto, não é tão romântica quanto parece. A dificuldade de saber desde onde e como escolher o terreno e quais as novas formas de sobrevivência financeira acabam sendo obstáculos comuns para quem quer fazer a transição.

Módulo 1 – PARA ONDE VOU
O colapso sistêmico global e Resiliência Territorial. Quais os locais mais estratégicos para se morar

Módulo 2 – COMO ESCOLHER UMA TERRA
Metodologia para análise de terrenos usando 10 variáveis como: Preço, Área, Estimativa de Custos Mínimos, Infraestruturas, Água, Qualidade Ambiental, Relevo, Acesso e Localização e Paisagem e Vizinhança.

Módulo 3 – COMO SE INTEGRAR NUMA REDE DE APOIO
Aprenda a mapear potenciais parceiros, visualizar informações em mapas e criar uma estratégia para criar relações que fortaleçam a cooperação e a ajuda-mútua.

Módulo 4 – COMO SE PLANEJAR Como tirar seu sonho do papel, quais modelos de transição, qual caminho mais se encaixa no seu perfil? O que já foi ou está sendo feito?

Facilitadores:

Victor MAL

Cineasta formado pela UFPel e em Entretenimento para Educação pela Saxion University of Applied Sciences na Holanda. Comunicador por natureza, trabalha com organizações da sociedade civil desde 2011. Desde 2017 viaja o Brasil através dos projetos EcoTEAR e Corra Para o Verde, buscando alternativas sistêmicas e estratégias para o Bem-Viver.

Jérôme Sensie

Francês, geógrafo-urbanista de formação, mora no Brasil há 5 anos, fascinado pela sociobiodiversidade brasileira, nos últimos anos viajou pelo país na busca de iniciativas inspiradoras, que sejam de sítios permaculturais, ecovilas, assentamentos da reforma agrária ou comunidades tradicionais.

Transição para o Campo
22, 23, 29 e 30 de setembro, das 19h às 21h30
Bônus:

  • 5-ebooks para acompanhamento
  • Comunidade virtual
  • Aula-extra de acompanhamento de projeto.

Investimento: R$ 597
Para se inscrever, basta clicar no link.