A água é um recurso natural essencial à vida. Aprender a preservar e captar a água de forma segura, eficiente e econômica é a proposta do Curso de Conservação, Manejo e Otimização de Nascentes, com o engenheiro agrônomo José Renato Meister, no Sítio Kaiuá, em Joanópolis, a apenas 120 Km de São Paulo, nos dias 13 e 14 de abril.

O curso tem o objetivo de mostrar, na teoria e prática,  a importância do manejo dos mananciais, de forma a proteger e conservar esse bem de valor incalculável para todos. “O resultado que buscamos é melhorar a qualidade e aumentar a vazão da água do Sítio”, diz Meister.

O manejo é feito pela implantação de dois processos. Primeiro, a nascente é isolada e preservada de ações do ambiente externo para que seja possível a captação da água que aflora do lençol freático. Em seguida, é feita a instalação do filtro biológico, que garante a potabilidade da água. Esse sistema busca trazer uma maneira simples, prática, econômica e ecológica a conservação e utilização das águas e nascentes em ambientes rurais. Não é necessário conhecimento prévio para fazer o curso.

Como é o curso

No primeiro dia, o engenheiro agrônomo José Renato Meister conduz uma conversa sobre as características dos mananciais e como manejá-los de forma adequada, para que se obtenha resultados satisfatórios, tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo.  Na parte prática da vivência, os participantes vão implantar a primeira etapa do manejo na nascente, com o uso de elementos de fácil acesso, tais como pedras, terra, cimento, etc.

No segundo dia, é feita uma avaliação dos resultados obtidos e eventuais ajustes para a captação. Em seguida, vamos montar o filtro biológico e a medição da vazão do manancial para controlar o seu potencial, conforme a época do ano (fases secas e chuvosas). Para finalizar, vamos brindar com um copo de água diretamente da nascente.

Sobre o Sítio Kaiuá

O Sítio Kaiuá existe há quase 30 anos e se mantém como orgânico e ecológico em todas as suas iniciativas e experiências produtivas. Preserva uma mata nativa de 4 alqueires que garante morada para uma infinidade de espécies, fauna e flora. O sítio abriga três famílias e ateliês, todos produzindo em harmonia com a natureza.

Sobre o facilitador

José Renato Meister é engenheiro agrônomo formado pela Unesp Jaboticabal, instrutor do Senar, produtor orgânico, apicultor e artesão, responsável pela Oficina Caiuá.

Serviço:

Curso de Vivência de Conservação, Manejo e Otimização de Nascentes

13 e 14 de abril, das 8h de sábado às 16h30 de domingo

Valor com desconto até 5 de março: 305 reais (camping)

Valor a partir de 6 de março: 335 reais (camping)

Inclui todas as refeições

Informações: [email protected]

Whatsapp: (11) 9.7130-3335

Saiba mais na página oficial do curso

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.