documentarios ambientais
Imagem do "A Pequena Grande Fazenda"
- Publicidade -

Sem dúvidas, as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças que enfrentamos como sociedade. Desde 1972, na Conferência de Estocolmo, os problemas ambientais já eram pauta. Agora, em 2021, o problema continua (e aumenta), chamando a atenção dos grandes líderes mundiais, que debatem até o dia 12 de novembro, na COP 26, a revisão das contribuições dos países para a redução da temperatura em 1,5°C até 2030.

“Os últimos 8 anos foram os mais quentes já registrados e a tendência é que isso piore se nada for feito”, aponta Gustavo Loiola, Professor de Inovação e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios e Presidente da América Latina e Caribe do PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável) da ONU. “Assistir documentários sobre sustentabilidade servem, principalmente, para termos a visão do todo e, com isso, começarmos a tomar mais consciência sobre o que está acontecendo em todo o planeta”, complementa.

Confira 4 dicas do especialista de documentários com temas relacionados a sustentabilidade:

- Publicidade -

Rompendo Barreiras

“Rompendo Barreiras” aborda uma descoberta científica de que a humanidade está empurrando o Planeta Terra para além dos limites que a mantiveram estável por 10 mil anos, desde o início da civilização. “O documentário traz uma abordagem bastante educativa, científica e clara sobre a importância de rever nossos modelos de produção e consumo, a fim de priorizar a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris”, explica Loiola. Disponível na Netflix.

Solo Fértil

Esse documentário com narração de Woody Harrelson conta a história de um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores e políticos que se unem em um movimento global chamado “Agricultura Regenerativa”, que tem como objetivo equilibrar nosso clima, reabastecer nosso vasto suprimento de água e alimentar o mundo. Disponível na Netflix.

Paradise em Chamas

Em setembro de 2018, um incêndio eclodiu na Califórnia, perto da cidade de Paradise. Ao longo de algumas horas, a fogueira se transformou no incêndio florestal mais mortal do país em mais de um século. Através de imagens em primeira mão do desastre e entrevistas com sobreviventes e respondedores, o documentário reconstrói as histórias de sobrevivência daquele dia. Disponível na Netflix.

A Pequena Grande Fazenda

Com o desejo de viver em melhor harmonia com a natureza e dar uma vida ao ar livre para seu cachorro, o casal Chester se muda de Los Angeles para ajudar a cuidar de uma fazenda durante oito anos junto com uma equipe voluntária e trabalhadores. “Eles transformaram um habitat inóspito em um ambiente totalmente funcional, recuperando biodiversidade da flora e fauna. Eu gosto desse documentário por trazer uma visão otimista de como regenerar ecossistemas”, finaliza Gustavo Loiola. Disponível na Globo Play.

- Publicidade -