- Publicidade -

Sesc SP doa 26 toneladas de alimentos para instituições sociais

Alimentos seriam utilizados nas Comedorias e foram doados por meio do Mesa Brasil programa de combate à fome e ao desperdício

sesc doa alimentos

No dia 17 de março o Sesc São Paulo fechou as portas de suas unidades para prevenir o risco de transmissão direta do novo Coronavírus. Isso colocou a instituição diante de situações inéditas, que precisaram ser solucionadas de forma rápida e efetiva.

- Publicidade -

Uma das preocupações mais urgentes foi realizar destinação dos alimentos que seriam utilizados nas Comedorias. Cada unidade fez o levantamento de seu estoque para separar os itens perecíveis e com data de validade próxima.

A ação resultou na doação de 26 toneladas de alimentos para 148 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o estado de São Paulo. A doação e distribuição dos alimentos aconteceu por meio do Mesa Brasil, programa nacional de combate à fome e ao desperdício desenvolvido há 25 anos pelo Sesc.

Uma logística complexa

Organizar a doação foi um desafio. Os estoques do Sesc São Paulo estavam abastecidos com os suprimentos necessários para preparar os cardápios da semana seguinte, inclusive com itens muito perecíveis como frutas, legumes e verduras.

Em um contexto normal, a rede do Mesa Brasil estaria pronta para receber estes alimentos. Mas a pandemia mudou também o funcionamento das instituições atendidas: muitas creches e centros de convivência já haviam fechado suas portas como medida de prevenção.

- Publicidade -

Então, além de identificar e selecionar tudo o que precisaria ser doado, foi necessário traçar um plano de distribuição especial, que levava em consideração quais instituições estavam abertas e a capacidade de cada uma absorver os diferentes tipos de doações.

Outro desafio foi a necessidade de trabalhar com equipes reduzidas para já que funcionários que fazem parte de grupos de risco foram afastadas do trabalho presencial.

Equipe do Sesc Campinas realizando a separação dos alimentos para doação.
Foto: Divulgação | SESC

Trabalho em equipe

Em uma força tarefa, com roteiros especiais de retirada e entrega, algumas unidades assumiram a coleta em regiões que não fazem parte de sua abrangência habitual. Na capital, o Sesc Carmo e a equipe do CECAM (Centro de Captação e Armazenagem do Mesa Brasil) assumiram a maior parte das coletas. O Sesc Itaquera realizou o recolhimento das doações do Sesc Guarulhos.

- Publicidade -

No total, os alimentos complementaram as refeições de cerca de 22,7 mil pessoas. As equipes seguem monitorando os estoques para avaliar a necessidade de novas distribuições.