GaleriaAmazônica Campanha
Foto: GaleriaAmazônica

Há 12 anos a GaleriAmazônica comercializa, sem fins lucrativos, o trabalho de artesãs e artesãos indígenas e de comunidades tradicionais com base nos princípios do comércio ético e justo.  A galeria é gerida pela Associação Comunidade Waimiri Atroari (ACWA) em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), e mostra ao mundo a força e a resistência dos povos da floresta, que são exemplo no manejo dos recursos naturais de seus territórios. 

O valor das peças é definido com transparência pelos artesãos, que viabilizam seus modos de vida e saberes tradicionais com as vendas.

A pandemia diminuiu drasticamente o número visitantes em Manaus (AM) e, consequentemente, das vendas da GaleriAmazônica. Mas, artesãos e artesãs seguem  produzindo um artesanato único, de alta qualidade, capaz de encantar visitantes de todo o Brasil e do exterior.

Para que a GaleriAmazônica mantenha seu compromisso social de longo prazo com os povos da floresta, foi lançada a campanha de arrecadação #GaleriAmazônicaViva!. Por meio de contribuições na página da campanha, é possível colaborar e receber recompensas, de acordo com o valor da contribuição.

“O valor de cada peça de arte viabiliza retorno financeiro às comunidades indígenas e tradicionais do Amazonas, dá visibilidade à representação da cultura material dos povos da Amazônia, e gera recursos para manutenção de um espaço físico acolhedor aos artesãos e visitantes”, conta Maria da Fé de Souza Moreira, diretora da ACWA e gestora da GaleriAmazônica.

Clique aqui para saber mais e ajudar a manter a geração de renda para artesãs e artesãos das comunidades tradicionais durante a pandemia.

Outra forma de contribuir é fazer compras online diretamente no site da GaleriAmazônica.