- Publicidade -

Para colaborar na orientação das famílias brasileiras sobre os cuidados com os alimentos e evitar a contaminação pelo coronavírus, personagens famosos dos quadrinhos são importantes aliados. Com essa ideia, a Mauricio de Sousa Produções elaborou uma cartilha com a Turma da Mônica e contou com o auxílio do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP para o conteúdo.

Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus apresenta a personagem Magali, famosa por ser fã de comida, com dicas importantes sobre higienização de alimentos, como manusear corretamente as compras do supermercado, armazenamento dos produtos e o que fazer com as compras feitas por delivery.

O material de 11 páginas é gratuito e tem instruções fáceis de entender. A publicação explica, por exemplo, sobre os produtos que devem ser usados para higienizar alimentos que serão consumidos crus: aqueles à base de cloro para desinfecção de vegetais são eficientes contra vírus e bactérias; já os que tem água sanitária com outras substâncias na sua composição não devem ser usados, assim como o vinagre, que não tem efeito desinfetante.

- Publicidade -

A cartilha também alerta as crianças que produtos como água sanitária, hipoclorito e álcool 70% devem ser usados apenas por adultos. E que mesmo o uso de álcool em gel por crianças deve ser supervisionado.

O Centro de Pesquisas em Alimentos da USP desenvolve estudos com foco na área de alimentos e nutrição, além de realizar projetos de educação e difusão do conhecimento científico. O centro mantém a página Alimentos sem mitos com informações de qualidade e linguagem acessível ao público leigo.

A cartilha Como cuidar dos alimentos em tempos de coronavírus pode ser baixada aqui.

As informações são do Jornal da USP

- Publicidade -