Por meio de doações privadas, a Sabesp está distribuindo caixas d’água em bairros periféricos da capital paulista. A ação teve início em Paraisópolis e agora está sendo ampliada.

Segundo o governo de São Paulo, as doações têm como objetivo prevenir que as pessoas fiquem sem água em momentos em que sejam necessários reparos emergenciais ou manutenções preventivas na rede de abastecimento.

Com capacidade para 500 litros, os reservatórios foram doadas à Sabesp pelas empresas Tigre e Wavin no Brasil. A iniciativa começou em Paraisópolis devido sua característica topográfica. “Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar até os imóveis. Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo, com 100 mil moradores”, diz o governo em nota.

Além do Paraisópolis, também receberão caixas d’água moradores do Jd. Monte Azul, Jd. Grajaú, Freguesia do Ó, Pirituba e São Mateus.

Garantia de abastecimento

É importante também ressaltar que muitos moradores ficam sem água não por falta de reservatórios, mas pelo contínuo corte de abastecimento. Este fato tornou-se ainda mais relevante com o aumento de casos de Covid-19 quando as principais recomendações são lavar bem as mãos e reforçar a limpeza de casa.

Na tentativa de evitar que falte água nesse momento tão crucial, o Ministério Público do Estado de São Paulo deu entrada em uma ação civil pública. A ação pede que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o governo estadual apresentem um cronograma para garantir o abastecimento diário de água potável em todas as favelas paulistas.

As medidas, se implementadas, devem perdurar até o fim do período de isolamento social.

Outras ações

A Sabesp vai isentar o pagamento das contas de água e esgoto dos clientes que se encontram nas categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela. A medida vai valer por três meses (abril, maio e junho) para contas emitidas a partir de 1º de abril de 2020 em todo o Estado.

Com suas agências fechadas, a Sabesp disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

Agência Virtual: www.sabesp.com.br.
Aplicativo Sabesp Mobile: para baixar no celular.
Central de Atendimento: os números são 0800 011 9911, para a Região Metropolitana de São Paulo; e 0800 055 0195, para interior e litoral. O atendimento é gratuito e funciona durante 24 horas.