Jaime Ortiz Mariño, arquiteto e urbanista colombiano, que revolucionou a cidade de Bogotá, está participando de diversos eventos em Curitiba, no Paraná. Nesta segunda (4) e terça (5), por exemplo, ele vai ministrar duas palestras relacionadas a mobilidade e reurbanização.

O colombiano foi Secretário de Obras Públicas de Bogotá, capital da Colômbia, e responsável pela implantação das primeiras ciclovias na cidade, na década de 1970. Chamadas Ciclovias Recreativas, as vias, majoritariamente dominicais, têm mais de 120 quilômetros de uso exclusivo.

As primeiras experiências aconteceram em 1976, por demanda dos próprios cidadãos locais. Ruas e avenidas foram fechadas completamente para as pessoas caminharem, pedalarem, brincarem e passearem pela cidade.

O sucesso desta política teve seu reconhecimento e ápice durante a gestão do então Prefeito de Bogotá Antanas Mockus (1995), sob a liderança de Ortiz e do então Secretário Guillermo Peñalos, atual prefeito da capital colombiana.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As palestras desta semana acontecem no Auditório do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, localizado no Centro Politécnico. Apesar de gratuitas, as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas aqui.

Quem não puder comparecer pessoalmente, pode acompanhar a transmissão nesta página-, que é do vereador Goura, um dos responsáveis pelo evento.

Programação:

– Ciclomobilidade em Bogotá

Data: 4 de setembro

Horário:15h30

Organização: Departamento de Transporte – UFPR

Local: Auditório do Setor de Tecnologia da UFPR

Centro Politécnico – Edifício de Administração, 2º Andar

Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, nº 100, Jardim das Américas

– Reurbanização da cidade de Bogotá

Data: 5 de setembro

Horário: 17h

Organização: Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UFPR

Local: Auditório do Setor de Tecnologia da UFPR

Centro Politécnico – Edifício de Administração, 2º Andar

Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos, nº 100, Jardim das Américas