O fabricante automotivo Toyota, se uniu à fabricante de produtos eletrônicos Sharp Corporation e a NEDO, uma agência do governo japonês, para testar sua nova versão do modelo Prius solar nas estradas públicas de Tóquio.

Como uma película super fina, cerca de 0,03 mm de espessura, o Prius ganhou painéis solares no teto, no capô e no porta-malas. Mas não se engane, elas têm alta eficiência, sendo capaz de produzir quase cinco vezes mais energia do que o modelo anterior e obter quase sete vezes mais poder de alcance -, fornecendo 860 watts de potência. 

Modelo ainda possui um sistema onde a bateria é recarregada quando o veículo está parado e também enquanto está sendo conduzido: um adicional importante em comparação à última versão, o Prius PHV.

Durante os testes, o carro será testado sob várias condições. A companhia avaliará os benefícios com base na melhoria na redução de emissões de CO2 e também na conveniência -, como o número de vezes que um veículo necessita de recarga. O objetivo é contribuir para a criação de um novo mercado de baterias solares, encontrando soluções para questões energéticas e ambientais.

Não há previsão de quando o veículo será comercializado.