Suécia cria estrada elétrica para veículos pesados
O plano do Governo é chegar a 2030 com uma frota totalmente livre de combustíveis fósseis.
O plano do Governo é chegar a 2030 com uma frota totalmente livre de combustíveis fósseis.
A Suécia iniciou nesta semana os primeiros testes reais em uma estrada elétrica desenvolvida para o transporte de veículos pesados em vias públicas. Apelidada de E16, a estrutura faz parte do objetivo nacional de reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes do setor automotivo.
O trecho testado inicialmente tem dois quilômetros de extensão. A tecnologia não é exatamente nova. O modelo elétrico usado nesta primeira estrada é semelhante ao usado em ônibus trólebus, em que os veículos estão conectados à rede elétrica superior, através de cabos.
Quando conectado ao sistema, os condutores conseguem atingir velocidade de até 90 km/h. Inicialmente o sistema está instalado em faixas segregadas, exclusivas para ônibus e caminhões usados nos testes. Mas, a intenção é espalhar a tecnologia para todo o tráfego normal nos próximos anos.
A lógica por trás das estradas elétricas é a mesma usada em ferrovias, com os veículos conectados de alguma forma a uma fonte de eletricidade que o impulsiona.
A Suécia ainda está estudando outros dois tipos de técnicas disponíveis para a criação de estradas elétricas. Um deles seria recriar os trilhos de trem em vias por onde trafegam ônibus e caminhões ou usar uma técnica indutiva instalada sob o pavimento.
Este é apenas mais um segmento de pesquisas aplicadas na Suécia para reduzir o impacto ambiental do transporte. O plano do Governo é chegar a 2030 com uma frota totalmente livre de combustíveis fósseis.
Redação CicloVivo