Motoristas de carros movidos a gasolina estão acostumados a abastecer em minutos e dirigir centenas de quilômetros sem parar. A recarga da maioria dos veículos elétricos, no entanto, demora horas. Buscando uma alternativa para esta situação, a empresa israelense Chakratec acaba de lançar a primeira estação de carregamento de carros elétricos que funciona com energia cinética. A novidade foi instalada no aeroporto internacional de Viena, capital da Áustria.

A tecnologia patenteada é baseada no armazenamento de energia cinética e permite ciclos de carga ilimitados. Um projeto piloto já havia sido testado na empresa austríaca Wien Energie em 2018. Após a execucação bem-sucedida, o sistema foi colocado no estacionamento do aeroporto. Mas, a ideia é que a criação possa ser aproveitada especialmente em áreas rurais onde há pouca disponibilidade de rede elétrica.

O Chakratec promete ser a solução ideal para o sistema de carregamento de veículos elétricos. O sistema é compacto, de fácil instalação e pode ser colocado em qualquer lugar -, o que facilita a obtenção de uma estação de recarga rápida.

“Estamos orgulhosos por impulsionar a mobilidade elétrica. Nosso sistema oferece um número ilimitado de ciclos de recarga e é sustentável – tanto econômico quanto ambientalmente”, afirma Nir Zohar, co-fundador da Chakratec.

Para saber mais sobre a companhia, acesse aqui.