- Publicidade -

Patinete elétrico pode ser dobrado e cabe na mochila

Designers japoneses pretendem lançar o menor e mais leve patinete elétrico do mundo no segundo semestre de 2024

patinete elétrico
Foto: Shimizu

Para tornar a mobilidade urbana mais prática e sustentável, a startup japonesa Shimizu está desenvolvendo um patinete elétrico que, além de não emitir CO2, pode ser dobrada e guardada em uma mochila quando não estiver sendo usado – ficando do tamanho de um laptop de 12 ou 13 polegadas. Outra opção oferecida pelo design é carregar o patinete dobrado na mão, já que ele tem uma alça superior que permite que seja transportado com a mesma facilidade de uma caixa de ferramentas pequena.

- Publicidade -
patinete elétrico dobrável
Foto: Shimizu

A Shimizu ainda está aperfeiçoando o modelo final, mas a novidade já ganhou o nome de Arma e o objetivo é chegar às dimensões de uma folha de papel A4, ou um pouco maior, e ao peso máximo de 4,5 quilos. Com isso, o Arma pode ser o menor e mais leve patinete elétrico do mundo.

patinete dobrável elétrico

Outro recurso que a equipe de design está explorando é fazer a transição do Arma do modo de transporte para o modo de condução em apenas cerca de 30 segundos. Isso pode exigir que Shimizu se aprofunde no sistema de dobradiça e travamento. A partir do vídeo do protótipo que lançaram, parece que o Arma pode ser facilmente dobrado, tornando a perspectiva de 30 segundos uma realidade.

- Publicidade -
patinete elétrico dobrável
Foto: Shimizu

Shimizu planeja introduzir baterias trocáveis no equipamento. Espera-se que o Arma seja totalmente recarregado em duas horas usando USB Type-C, e cada carga de bateria pode fornecer ao piloto um alcance de até 15 quilômetros. Embora a startup ainda não tenha indicado o material chave que seria usado para Arma, o tom prateado pode dar a impressão de que é alumínio, tornando-a mais leve em comparação ao uso de aço. E também mais sustentável, já que o alumínio é mais facilmente reciclado.

patinete elétrico na mochila
Foto: Shimizu

O primeiro protótipo do Arma foi apresentado no Japan Mobility Show 2023, onde os participantes puderam ver o patinete de perto. UM segundo protótipo já está sendo desenvolvido pelos designers e ideia é ter uma versão final disponível em 2024. No primeiro semestre de 2024, começam com os testes do segundo protótipo. O segundo trimestre poderá ser dedicado à produção em massa, com previsão de envio dos primeiros lotes por volta do terceiro trimestre do ano.

Para mais informações, acesse arma-ev.com.

- Publicidade -
patinete elétrico dobrável
Foto: Shimizu