O artista paulistano Eduardo Srur organiza em parceria com o movimento Conviva e Instituto Aromeiazero um passeio cultural pelo centro da cidade de São Paulo no próximo domingo (21).

A partir das 10 horas haverá uma concentração na praça do ciclista, na Avenida Paulista, para início do circuito pela ciclofaixa até as obras de intervenção que ocupam o Vale do Anhangabaú, o terreno baldio em frente a Sala São Paulo e a estação de trem Júlio Prestes.

O passeio terá como objetivo apresentar o processo criativo e construtivo das intervenções “Farol”, “Cataventos” e “Bicicletas” para o público interessado, bem como fomentar a atividade ciclística na metrópole.

Na estação Júlio Prestes, o artista irá oficializar a parceria com o Aromeiazero com a doação de 30 bicicletas infantis – que fazem parte da exposição e que foram cedidas pela Caloi. As bicicletas serão destinadas para o Pedala Zezinho, projeto do Aromeiazero em parceria com a Casa do Zezinho que proporciona atividades recreativas e educacionais relacionadas à bicicleta às crianças e jovens da periferia de São Paulo.

Haverá ainda um concurso de fotografia promovido pelo Catraca Livre. O melhor registro das obras enviadas pelo Instagram #cicloarte até o dia 29 concorrem ao prêmio de uma bicicleta dobrável Caloi. A parceria visa incentivar a arte de rua presente no circuito da ciclofaixa e ciclovias da capital.

A pedalada é gratuita e há ainda a possibilidade de utilizar as bicicletas do Conviva para participar do passeio. “Bicicletas voadoras fazem parte do imaginário popular. Quero que o público tenha um encantamento quando chegue da viagem de trem ou entre na estação Julio Prestes.”

Programação:

10h: Praça do Ciclista, Avenida Paulista

11h: início do circuito

12h: parada na obra Farol, Vale do Anhangabaú

12h30: parada na obra Cataventos e Bicicletas, estação Júlio Prestes

13h: Encerramento

Locais de visitação:

Quadrilatero formado pela avenida Duque de Caxias, Alameda Barão de Piracicaba, Rua Helvetia e Alameda Dino Bueno, obra Cataventos Estação Julio Prestes, obra Bicicletas

Vale do Anhangabaú com Avenida São João, obra Farol.

O evento tem o apoio da Caloi, patrocínio do Shopping SP Market e o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Eduardo Srur faz intervenções que questionam a sociedade de forma crítica e humorada. Já espalhou garrafas PET gigantes à beira do Rio Tietê, vestiu coletes salva-vidas em monumentos de São Paulo, instalou no Rio Pinheiros vários caiaques tripulados por manequins. Também ocupou o Congresso Nacional, em Brasília, com centenas de boias com a mensagem: “A arte salva”. Em 2012, Srur instalou uma carruagem imperial puxada por 4 cavalos na ponte estaiada da Marginal Pinheiros, a 30 metros de altura. E expôs no Parque Ibirapuera o Labirinto, instalação construída com 100 toneladas de lixo reciclável. Para mais informações sobre o artista, entre no site.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.