Para incentivar o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte, a cidade holandesa Nuenen está apelando para a arte: inspirada no famoso quadro de Van Gogh “Noite estrelada”, a novidade é uma ciclovia que brilha no escuro.

Foto: Studio Roosegaarde

A ciclovia possui uma tecnologia especial que ilumina a via por meio de milhares de pedras cintilantes e tem como rota a província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu em 1853. O jogo de luz e cor inspira artisticamente e ajuda a evitar acidentes.

A tecnologia foi projetada pelo artista holandês Daan Roosegaarde, que possui outros projetos que aproximam a arte da tecnologia. A intenção é “conectar as pessoas” com um trabalho interativo definido por ele como “tecno-poesia”.

Foto: Studio Roosegaarde

Em seu site Studio Roosegaarde, ele explica que o objetivo é tornar as estradas inteligentes usando sinais de luz, energia e estradas que interagem com o trânsito.

Partindo do princípio de que o aumento da infraestrutura para bicicletas na cidade influencia no aumento da demanda, este projeto integra uma série de iniciativas, anunciadas pelo governo holandês, para aumentar em 20% as viagens diárias feitas sobre bicicletas, em especial, no trajeto casa-trabalho.

Outra intenção de projeto, divulgada em 2013, é a construção com tubos internos, por onde passará água aquecida, para impedir o acúmulo de gelo na pista. Tais ações certamente darão mais segurança para os que optarem pelo meio de transporte alternativo ao sair de casa mesmo no inverno europeu e sabendo que só voltará à noite.

Foto: Studio Roosegaarde
Foto: Studio Roosegaarde

Confira abaixo, vídeo da ciclovia Van Gogh:

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.