Google Maps rotas emissões carbono
Atualização do aplicativo traz dados de emissão de CO2 nos trajetos escolhidos. Foto: Pixabay

O aplicativo Google Maps vai sugerir aos usuários as rotas onde as emissões de carbono sejam menores. A escolha das rotas com menor impacto ambiental vai levar em consideração o trânsito local, subidas e descidas, e outros fatores.

A rota ecológica será a preferência do aplicativo, sempre que não houver diferenças grandes no tempo do trajeto. Quando a alteração entre uma rota e outra for significativa, o Google vai apresentar as duas opções para que o usuário compare as emissões e o tempo de cada uma, para então escolher.

Google Maps rotas emissões carbono
Quando o tempo entre duas rotas for diferente, o Google Maps vai informar sobre a alteração e a diferença nas emissões, para que o usuário escolha.

“Em cerca de metade das rotas, podemos encontrar uma opção mais ecológica com o mínimo ou nenhum custo de tempo.”

Russel Dicker, diretor de produto do Google

O aplicativo também trará outras novidades em sua nova atualização, com informações sobre o clima e a qualidade do ar, informações importantes para pessoas que tenham problemas respiratórios ou alergias ou que precisem saber a previsão do tempo em determinado local.

A base de dados do aplicativo vai ser alimentada com informações de empresas parceiras, como a The Weather Company, AirNow.gov e o Central Pollution Board. A previsão é que os sistemas do Android e iOS recebem estas atualizações ao longo dos próximos meses.

Google Maps rotas emissões carbono
Além de dados das emissões de CO2, o aplicativo vai trazer informações sobre o clima e a qualidade do ar. Foto: Pixabay