A Ford Credit criou, nos Estados Unidos, um programa de leasing que permite a famílias ou pequenos grupos de amigos e vizinhos ter a posse compartilhada de um carro da marca. O programa é voltado para consumidores que não precisam de um veículo em tempo integral, mas gostariam de dispor dessa facilidade em algumas ocasiões.

Batizado de Ford Credit Link, o programa é lançado como piloto para clientes da Ford Credit em Austin, no Texas (EUA). A partir de fevereiro, a opção será oferecida para grupos organizados de três a seis pessoas. “As pessoas já estão compartilhando tudo – de livros a casas”, diz David McClelland, vice-presidente executivo de Marketing e Vendas da Ford Credit. “Vemos um potencial de mudança, com várias pessoas compartilhando os custos e benefícios de um veículo, em vez de um só consumidor pagar por ele.”

Isso pode incluir famílias com vários motoristas habilitados, vizinhos com necessidades esporádicas de um veículo especial, como uma picape, ou amigos, colegas e estudantes universitários.

Como funciona

Os grupos de compartilhamento podem reservar o tempo de uso do veículo, verificar o seu estado e manutenção, comunicar-se uns com os outros, checar sua conta e fazer pagamentos por meio de um aplicativo. Os grupos de leasing de 24 meses estarão disponíveis inicialmente em três distribuidores Ford de Austin.

“Austin é uma cidade progressista, com uma rica mistura demográfica. Ela tem um transporte público eficiente e consumidores que usam várias opções de mobilidade, mas podem não precisar de um veículo durante todo o tempo para atender suas necessidades”, diz McClelland. “Essa combinação faz de Austin um bom lugar de teste.”

O programa piloto faz parte do Ford Smart Mobility, plano da empresa para atingir um novo nível em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados.