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Foto: Divulgação | Airbus

A Airbus revelou três conceitos para a primeira aeronave comercial de emissão zero de carbono do mundo, que pode entrar em serviço em 2035. Cada um dos conceitos representa uma abordagem diferente para alcançar o voo com emissão zero, explorando vários caminhos de tecnologia e configurações aerodinâmicas. Segundo a empresa, a ambição é liderar o desafio da descarbonização de toda a indústria da aviação.

Os três conceitos apresentados dependem do hidrogênio como fonte de energia primária. A Airbus acredita que esta é uma promessa excepcional como combustível de aviação limpo e que, provavelmente, será uma solução para a indústria aeroespacial – e muitas outras indústrias – atingirem suas metas neutras para o clima.

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“Acredito fortemente que o uso de hidrogênio – tanto em combustíveis sintéticos quanto como fonte de energia primária para aeronaves comerciais – tem o potencial de reduzir significativamente o impacto climático da aviação”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.

Conheça os três conceitos para uma primeira aeronave comercial neutra para o clima e com emissão zero:

Um projeto turbofan – de 120 a 200 passageiros

Com um alcance de mais de 2.000 milhas náuticas, capaz de operar de forma transcontinental e alimentado por um motor de turbina a gás modificado e funcionando com hidrogênio, em vez de combustível de jato, por meio de combustão. O hidrogênio líquido será armazenado e distribuído por meio de tanques localizados atrás da antepara de pressão traseira.

Um projeto turboélice – até 100 passageiros

Usando um motor turboélice em vez de um turbofan e alimentado por combustão de hidrogênio em motores de turbina a gás modificados, que seriam capazes de viajar mais de 1.000 milhas náuticas, tornando-se uma opção perfeita para curtas viagens de transporte.

Design de “corpo de asa integrada” – até 200 passageiros

Neste conceito  no qual as asas se fundem com o corpo principal da aeronave com alcance semelhante ao do conceito turbofan. A fuselagem excepcionalmente larga abre várias opções para armazenamento e distribuição de hidrogênio e para o layout da cabine.

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Hidrogênio

“A transição para o hidrogênio como a principal fonte de energia para esses aviões conceituais exigirá ações decisivas de todo o ecossistema da aviação. Juntamente com o apoio do governo e de parceiros industriais, podemos enfrentar este desafio de aumentar a escala de energia renovável e hidrogênio para o futuro sustentável da indústria da aviação”, afirma Guillaume Faury.

Para enfrentar esses desafios, os aeroportos exigirão uma infraestrutura significativa de transporte de hidrogênio e reabastecimento para atender às necessidades das operações do dia-a-dia.

O apoio dos governos será fundamental para atender a esses objetivos ambiciosos com maior financiamento para pesquisa e tecnologia, digitalização e mecanismos que incentivem o uso de combustíveis sustentáveis e a renovação de frotas de aeronaves para permitir que as companhias aéreas retirem as aeronaves mais velhas e menos ecológicas o quanto antes.

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