- Publicidade -

99 testa carros da BYD para ampliar frota de elétricos em SP

Plataforma de mobilidade urbana vai avaliar o desempenho do BYD Dolphin como carro para transporte por aplicativo

carro BYD Dolphin 99
O BYD Dolphin pode ajudar a ampliar a frota de veículos elétricos da 99 que hoje é de mil carros. Foto: Divulgação | Aliança pela Mobilidade Sustentável

Na busca por uma mobilidade mais sustentável, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, anunciou recentemente a marca de mil carros elétricos e híbridos rodando pela plataforma ​​na cidade de São Paulo. Para ampliar ainda mais esta frota, o desempenho do novo BYD Dolphin vai ser testado durante um mês para o uso como carro de aplicativo.

- Publicidade -

O foco principal da iniciativa é avaliar a possibilidade de incorporar o modelo como uma opção viável para o transporte de passageiros. A ação é fruto dos esforços da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que tem como líder a 99 e parceria com outros 13 players do mercado.

“O BYD Dolphin revolucionou o mercado de veículos elétricos no Brasil com mais de 5 mil unidades vendidas em apenas três meses. Agora esperamos que mais unidades sejam disponibilizadas na plataforma da 99 para aumentar nossa participação no mercado de aplicativos. A BYD está comprometida com soluções que ajudem a promover um futuro mais verde e sustentável “, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

No mês de julho deste ano, a entrega de 300 veículos D1, também da BYD, surpreendeu ao superar uma meta de mil carros elétricos na frota, que inicialmente estava programada para ser alcançada até o final deste semestre. A fase atual de testes com o Dolphin está em plena sintonia com os esforços da empresa, que almeja alcançar a marca de 10 mil veículos eletrificados até 2025. Em setembro deste ano, motoristas parceiros da 99 ganham hub para recarga de veículos elétricos, localizado na região da Avenida Paulista, área estratégica para a mobilidade da cidade.

hub veículos elétricos 99
Foto: Divulgação | 99

Testes já começaram

Para realização dos testes, semanalmente é selecionado um motorista parceiro para realizar as corridas com o veículo. Os testes visam avaliar e melhorar a viabilidade do uso do Dolphin como carro de transporte para passageiros.

- Publicidade -

“Esse é mais um importante passo na constante busca por opções que ofereçam mobilidade sustentável e eficiente para nossos motoristas e passageiros. Esperamos ao fim dos testes com o Dolphin poder incluir em nossa frota mais uma opção que proporcione qualidade de vida por meio da tecnologia, levando um transporte cada vez mais eficiente para todos os públicos”, afirma Thiago Hipolito, diretor de inovação e líder do DriverLAB na 99.

BYD Dolphin

Primeiro veículo da linha “Ocean, com design inspirado na beleza dos animais marinhos e nas ondas do mar, o BYD Dolphin foi lançado em junho de 2023 e se tornou o veículo elétrico mais barato do Brasil, com o preço o preço especial de lançamento de R$ 149,8 mil.

carro elétrico BYD
Foto: Divulgação | BYD

Além de um valor mais acessível, a fabricante afirma que o modelo oferece uma experiência de condução tecnologicamente avançada,​​ além de ​conforto ​para o percurso. Com uma carga completa de 100%, o BYD Dolphin EV oferece uma autonomia mínima de 291 quilômetros segundo PBEV do Inmetro, tornando-se uma opção altamente eficiente em termos de energia. De acordo com dados do Inmetro, o Dolphin possui a melhor eficiência energética entre todos os veículos do país com 0,42MJ/km, o que significa que aproveita de forma excepcional a capacidade de sua bateria.

- Publicidade -
carro elétrico BYD
Foto: Divulgação | BYD

Aliança pela Mobilidade Sustentável

A Aliança pela Mobilidade Sustentável vem realizando desde abril de 2022, esforços constantes por meio de ações que promovam a infraestrutura necessária para a eletrificação da frota brasileira. Ao todo já foram realizadas cerca de 200 mil viagens pela 99, com mais de 330 mil passageiros transportados em 1,5 milhão de quilômetros percorridos em testes com veículos eletrificados.

Em um ano de atuação, a parceria entre as 13 empresas –  BYD, Banco Santander, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia, Vibra, Banco BV e Zletric, entre outras empresas do ecossistema de eletrificação – investiu mais de R$ 35 milhões.

aliança carros elétricos
Executivos em reunião de assinatura do acordo, na Casa99 em São Paulo. Foto: Mário Miranda