Terracooler
Foto: Reprodução | Pinterest
- Publicidade -

Nada se cria, tudo se copia. A frase de Chacrinha, que se referia à televisão, pode ser aplicada em vários contextos profissionais. Usar potes de barro para manter a água fresquinha, por exemplo, é uma técnica antiquíssima. Mas, frequentemente, o CicloVivo traz novos trabalhos de designers voltados a explorar o método.

Terracooler
Foto: Reprodução | Pinterest

Um projeto interessante, neste sentido, foi pensado pela designer londrina Ellie Perry, que criou o Terracooler: um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar. 

Composto por recipientes modulares de barro, que formam três camadas, o pequeno Terracooler cabe em qualquer canto da casa. Cada módulo possui duas “alças”, que servem tanto para mover a peça como para inserir água.

- Publicidade -
Terracooler
Foto: Reprodução | Pinterest

Isso porque o modelo usa resfriamento evaporativo para manter os alimentos fresquinhos sem gastar nenhum quilowatt de energia elétrica. Ou seja, usando as propriedades naturais do barro, para manter os alimentos em temperatura adequada basta “regar” o pote. A porosidade do material absorve a água, resfriando o alimento à medida que a água evapora.

Terracooler
Foto: Reprodução | Pinterest

A técnica é inspirada em refrigeradores de barro conhecidos como “zeer” ou “pot-in-pot”. Tais modelos são compostos por dois potes de barro, sendo que o pote externo é preenchido com areia úmida e no pote interno os alimentos são armazenados. 

Terracooler
Foto: Reprodução | Pinterest

A versão de Ellie Perry é moderna e possui design agradável. Não que modelo rústico seja feio, mas provavelmente foi considerado a importância da estética na produção do Terracooler. Já os benefícios ecológicos não se limitam à redução do consumo energético: também foram consideradas as toneladas de resíduos alimentares desperdiçadas no mundo a cada ano.

Para a designer, o refrigerador portátil e modular torna o usuário mais consciente do armazenamento de alimentos e menos propenso a desperdiçar bons produtos.

Leia também: 

Casal cria “Caixa Verde” que conserva alimentos sem eletricidade

Geladeira de argila pode refrigerar alimentos sem eletricidade

- Publicidade -