parede eólica
Foto: Joe Doucet
- Publicidade -

As fontes de energia solar e eólica são uma alternativa mais sustentável e podem ajudar a diminuir as tarifas elétricas, cada vez mais caras. A oferta de sistemas solares residenciais vem crescendo cada vez mais, com telhas solares, placas mais baratas e financiamentos especiais para quem quer gerar energia elétrica com a luz do sol.

A energia eólica, no entanto, não tem uma gama tão grade de opções individuais. Alguns produtos como mini turbinas eólicas, com ou sem pás, já existem, mas ainda estão em fase de desenvolvimento ou tem um mercado restrito.

parede eólica
Foto: Joe Doucet

Uma nova possibilidade para a geração de energia eólica em casas ou edifícios vem de Nova Iorque, com o trabalho do designer Joe Doucet. Seu projeto combina arte e tecnologia em uma solução inovadora para gerar energia limpa.

- Publicidade -

Estética e funcionalidade

A parede eólica criada por Joe usa o vento para movimentar mini turbinas eólicas, que são estrutura giratórias alinhadas que giram de maneira independente. A energia mecânica do movimento destas lâminas é transformada em energia elétrica por meio de um pequeno gerador. A eletricidade pode então ser usada ou armazenada em uma bateria, fixada na parede próxima à estrutura eólica.

A grade da parede eólica é formada por painéis quadrados que giram ao mesmo tempo ao longo de 25 eixos, cada um com um gerador eólico fixados a hastes verticais. De acordo com o designer, que já construiu um protótipo, uma dessas paredes seria suficiente para fornecer a energia necessária para uma casa americana, que normalmente consome pouco mais de 10.000 kW-hora por ano.

parede eólica
Foto: Joe Doucet

A produção de energia elétrica acontece sem usar água, ocupar muito espaço, gerar gases que contribuem para o efeito estufa e, de quebra, deixando o ambiente atrativo.  

- Publicidade -