Ícone do site

Festival Internacional abre inscrições para amantes de jardinagem

Realizado no Canadá, a chamada é aberta para profissionais de todo o mundo

Published 16/10/2023
Festival Internacional de Jardins

Friche Atelier, "Maillage", 2023. | Foto: Jean-Christophe Lemay

Com o tema “A ecologia da possibilidade”, o Festival Internacional de Jardins completará 25 anos em 2024. O evento seleciona designers de todo o mundo para a criação de jardins temporários do Les Jardins de Métis no Canadá. Amantes de jardinagem e land art podem se candidatar.

O Festival Internacional de Jardins do Canadá é um dos principais festivais anuais de jardinagem do mundo. Anualmente, o evento acontece no Jardins de Métis, um jardim de estilo inglês localizado em Grand-Métis, no Quebec. O espaço, hoje aberto ao público, foi construído entre 1926 a 1958 por Elsie Reford, uma ávida jardineira e colecionadora de plantas.

Desde a criação do festival, novas preocupações surgiram. “A nossa perspectiva teórica sobre várias questões mudou, o nosso vocabulário crítico diversificou-se e agora, mais do que nunca, sentimos a urgência de agir face à aceleração das alterações climáticas”, afirma a organização do evento em nota à imprensa.

Atelier Barda, “Sacré potager”, 2013. | Foto: Atelier Barda

Entre as mudanças que foram introduzidas está a seleção rigorosa de plantas considerando as necessidades e comportamentos específicos de cada espécie e como elas interagem. As características do local e a sua evolução ao longo das estações também são cuidadosamente estudadas.

Hal Ingberg, “Réflexions colorées”, 2003. | Foto: Louise Tanguay

Apesar de ser pouco comum no Brasil, a prática de exposição temporária de jardins foi implantada na zona leste de São Paulo em 2022. O artista Jean Paul Ganem e a permacultora Bia Goll criaram jardins comestíveis de 5 mil m² – a obra ocupou o Parque Linear Guaratiba, em Guaianases.

Como participar do festival de jardins

A chamada de propostas está aberta a todos os arquitetos paisagistas, arquitetos, artistas visuais e equipes multidisciplinares do Canadá e do exterior. O Festival incentiva os participantes a formar equipes multidisciplinares, mas limita a uma proposta, individualmente ou em equipe. O prazo para enviar propostas é 20 de novembro de 2023 – veja aqui.

Os idealizadores também deverão propor estratégias para o reaproveitamento ou reciclagem do jardim ou de seus materiais após o término da exposição.

Jardins de Métis, no Canadá. | Foto: JC Lemay

Designers cujo trabalho tenha sido exibido em uma das três últimas edições (2020, 2021 ou 2022) do Festival não são elegíveis para esta convocatória.

Sair da versão mobile