Estrutura de ferro coleta e filtra água de chuva

Projeto combina a gestão sustentável da água com o uso de diferentes espécies de plantas para filtrar e aproveitar a chuva

água de chuva
Foto: Alister Thorpe

Um espaço verde é um convite para um pouco a correria do dia a dia e nos conectarmos um pouco com a natureza. De quebra, áreas com vegetação são mais frescas: ajudam a refrescar as ideias e o ambiente. Para melhorar, essa experiência, o designer Je Ahn, fundador do Studio Weave, e o paisagista Tom Massey criaram uma estrutura de aço envelhecida que pode ser instalada em áreas verde e captar água.

O pavilhão foi instalado em um jardim projetado pelos dois para a organização internacional sem fins lucrativos WaterAid, que trabalha para fornecer água potável a comunidades em todo o mundo.

Com foco na gestão sustentável da água, o jardim apresentava plantações cheias de cor e diversidade, espalhadas em torno do pavilhão escultural, que coletava a água da chuva e a canalizava para um tanque, que guarda a água limpa para os períodos de seca.

estrutura capta água de chuva
Foto: Alister Thorpe

“Queríamos demonstrar recursos de design relacionados à água, como coletores de água da chuva, valas e depressões, bem como o plantio. Parte do objetivo é demonstrar uma diversidade de ideias de design ao público”, disse Je Ahn.

“As plantas são ordenadas, desde espécies áridas tolerantes à seca, nos níveis superiores, até plantas aquáticas que gostam de água, mais abaixo”, explica Ahn.

O objetivo do designer e do paisagista, é aumentar a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas, incluindo secas e inundações causadas por chuvas fortes, particularmente sentidas pelos em áreas verdes.

jardim água de chuva
Foto: Alister Thorpe

O pavilhão no centro do jardim foi projetado para coletar as chuvas para posteriormente ser utilizado na irrigação das plantas.

A estrutura foi feita de finas tiras de aço formadas em torno de vergalhões dobrados usando um processo que Ahn descreveu como “semelhante à costura”.

estrutura água de chuva
Fotos: Alister Thorpe

Estruturas finas se espalham para fora e formam um grande telhado que fornecia sombra durante os dias ensolarados. A água de chuva que caía nesta cobertura passa por três cultivos de plantas diferentes, que filtram as impurezas, e então é canalizada para o tanque de armazenamento.

Este aspecto do projeto faz referência ao trabalho da WaterAid em áreas propensas à escassez de água, onde a organização usa métodos mais naturais e acessíveis de coleta e limpeza de água da chuva para garantir o abastecimento às famílias e escolas.

As aberturas curvas no telhado do pavilhão garantem que a luz solar chegue às diversas espécies de plantas por pelo menos uma ou duas horas por dia. A forma resultante tem uma estrutura eficiente e forte o suficiente para suportar a profundidade necessária do solo no telhado.

sombra árvore
Foto: Alister Thorpe

Ahn explicou que um aço resiliente ao clima foi usado no pavilhão por causa de “sua resistência estrutural, robustez e longevidade, bem como pelo seu apelo estético”.

“Para controlar a forma e a estrutura, todos os componentes detalhados foram modelados em 3D”, acrescentou. “Cada uma das 299 chapas de aço foi numerada e cortada a laser com precisão milimétrica”.

Os materiais usados ​​para criar as passarelas e assentos do jardim foram recuperados ou reaproveitados para minimizar a pegada de carbono do projeto. O designer Sebastian Cox criou assentos em madeira e todas as superfícies são permeáveis ​​para que a água possa passar.

bancos de madeira
Foto: Alister Thorpe

A escolha das plantas incluiu uma variedade de espécies coloridas e resistentes, selecionadas pela sua capacidade de lidar com diferentes quantidades de água. As áreas mais baixas eram mais densas e úmidas e, as áreas superiores, receberam um plantio mais esparso e seco.

Entre as espécies selecionadas estão a violeta aquática, que, segundo Ahn, “pode ​​indicar se uma fonte de água está limpa ou poluída”, e as árvores de amieiro, que, segundo ele, “têm nódulos nas raízes que podem absorver nitrogênio e metais pesados ​​tóxicos, melhorando a saúde e a fertilidade do solo”.

O projeto do jardim criado para a WaterAid ficou exposto na Chelsea Flower Show e foi premiado na exposição. Agora, a estrutura vai ser transferida para uma residência permanente no norte da Inglaterra, onde ajudará a educar o público sobre a coleta de águas pluviais. Uma das vantagens do projeto é justamente a capacidade de ser desmontado e remontado em diferentes locais.

água de chuva plantas filtrantes
Foto: Alister Thorpe