Peças que combinam decoração, sustentabilidade, economia e funcionalidade. A empresa sueca Form Us With Love criou azulejos modulares que trazem um equilíbrio entre todas estas áreas. Os produtos estão disponíveis em várias cores e podem criar diferentes desenhos na parede. Produzidos com fibras de madeira, água e cimento, os azulejos absorvem ruídos, melhorando a acústica dos ambientes ao mesmo tempo que são peças de decoração.

Foto: Form Us With Love

A empresa trabalha em parceria com diferentes fábricas para produzir objetos usados no dia a dia, mas que fujam do design convencional e que tragam outras qualidades. No caso destes azulejos, a fábrica escolhida foi uma empresa familiar que também fica na Suécia. Com apenas 20 funcionários, a marcenaria Traullit foi escolhida por trabalhar com a madeira em um modelo sustentável de produção.

Foto: Form Us With Love

Os azulejos são produzidos com lascas muito finas de madeira que formam uma espécie de serragem que se assemelha a uma lã. Esta “lã de madeira” é misturada com água e cimento, que funciona como um aglutinante do material e garante sua resistência. Esta mistura é então colocada nos moldes e depois de seca, se torna um azulejo com baixo impacto ambiental, capaz de absorver ruídos e umidade, que ajuda na decoração de diferentes ambientes e é resistente à água e ao fogo.