- Publicidade -

Abajur fabricado com cascas de laranja é orgânico e compostável

Luminária impressa em 3D tem textura, cor e cheiro semelhantes aos de uma laranja real

abajur 3D cascas de laranja
Foto: Krill Design

A startup italiana Krill Design desenvolve produtos que unem economia circular e design. São utilidades domésticas que reaproveitam resíduos orgânicos, usados em um processo de impressão 3D na fabricação.

- Publicidade -

A ideia de um produtos de design ecológico ganhou ainda mais força no recente lançamento da marca: um abajur impresso em 3D que usa cascas de laranja como matéria prima.

Batizado de Ohmie, a luminária de mesa é feita de cascas de laranja diretamente dos campos de laranja da Sicília – região que produz cerca de 3% das laranjas do mundo.

A empresa de design optou pela impressão 3D para produzir a lâmpada devido ao impacto ambiental relativamente baixo da tecnologia, que também permite evitar o desperdício de materiais. 

Foto: Krill Design

O filamento usado na impressora é composto por cascas de laranja secas e moídas misturadas a uma base de biopolímero orgânico que é criada a partir da fermentação bacteriana de amidos vegetais. 

- Publicidade -

Por usar apenas materiais orgânicos, a Ohmie também é totalmente compostável. Apesar de ser um produto resistente, de longa duração, a luminária pode ser descartado de forma sustentável com o seu lixo orgânico.

Foto: Krill Design

“Acreditamos que não deve haver uma distinção entre ‘Design Sustentável’ e ‘Design Normal’, mas sim que o Design deve ser sustentável por padrão: este é o primeiro passo em direção a uma Revolução do Design, para tornar as práticas conscientes.”

Krill Design

Com 23 cm de altura, a luminária é tão funcional quanto sustentável, e possui textura, cor e cheiro semelhantes ao de uma laranja real. O abajur vem com um cabo USB, um botão de toque e uma lâmpada LED. 

- Publicidade -
Foto: Krill Design

O produto está já está sendo vendido na Europa pela página do Kickstarter por € 72.