casa plástico reciclado Índia
Primeira casa de plástico reciclado entregue na Índia. Foto: Plastic For Change India Foundation
- Publicidade -

A poluição causada pelo plástico e a falta de moradia são dois problemas que, em um primeiro momento, não tem nenhuma relação direta, certo? A boa notícia é que uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Plastic For Change India Foundation pode ser uma resposta para estas duas graves situações. A ONG está construindo casas feitas com plástico reciclado na cidade de Manglauru, na Índia.

As casas são feitas com plástico 100% reciclado e ficam prontas em apenas 10 dias. “Nosso objetivo é transformar resíduos plásticos em materiais de construção que possam ser aproveitados para projetos habitacionais de baixo custo, ajudando pessoas vulneráveis”, explica Shifrah Jacobs, diretora da organização.

- Publicidade -

Outro benefício da iniciativa é a remuneração justa para os profissionais que trabalham com resíduos recicláveis. A meta é formalizar o trabalho dos catadores e cooperativas e oferecer um programa de apoio integral, já que a maioria das pessoas que trabalham com a coleta de plástico na Índia também estão em uma situação social bastante vulnerável.

“Nossa primeira casa reciclada ecológica foi construída para um mulher em Mangaluru e cutou o equivalente a  US$ 6150 USD.”

Shifrah Jacobs, diretora da Plastic For Change India Foundation

A diretora explica ainda que o fato das casas serem construídas em um período tão curto, de no máximo 10 dias, é uma grande vantagem já que possibilita a entrega de mais casas em um mesmo período, em comparação com construções de alvenaria padrão. Com o aperfeiçoamento das técnicas, Shifrah acredita que vai ser possível baratear ainda mais o valor por casa construída.

Foto: Plastic For Change India Foundation

- Publicidade -