- Publicidade -

Mulheres de baixa renda fazem decoração natalina com materiais recicláveis

O projeto foi selecionado em um concurso de decoração no Rio Grande do Sul.

Um projeto que qualificou mulheres de baixa renda para criarem objetos decorativos foi o vencedor de um concurso de decoração de Natal em Canoas, no Rio Grande do Sul. O resultado do trabalho é o “Natal da Transformação 2013”, que fica em exibição até seis de janeiro.

- Publicidade -

A arquiteta Virginia Manfrinato e do diretor de arte O Silva foram os idealizadores da iniciativa, que transformaram um mero concurso em oportunidade de renda para cem mulheres, a maioria chefes de família, desempregadas ou em vulnerabilidade social.

Durante três meses, elas participaram de oficinas para produzir mais de sete mil objetos decorativos com material reciclável – arrecadado em gincanas realizadas em escolas municipais da região. Cerca de 142 mil unidades de recicláveis foram utilizados, sendo 90 mil garrafas pet, 25.692 caixas Tetra Pak e 16.682 sacolas plásticas.

- Publicidade -

Questão social

Virginia defende que “a produtividade traz a questão do direito ao acesso à sociedade. A possibilidade deste grupo de mulheres terem exercido uma atividade produtiva e remunerada resulta na vivência de diferentes situações positivas e papéis sociais”. Ela ainda destaca que a experiência foi positiva, tanto para ela quando para todos que se envolveram.

“O projeto destaca a força individual de cada uma dessas mulheres, que superam dificuldades diárias na vida, literalmente sobrevivendo em ambientes muitas vezes hostis. Mais que isso, marca a força da união, pois o trabalho de todas juntas gerou um grande cenário que pode ser apreciado por todos da cidade e das redondezas. Desejo que elas possam se sentir mais fortes para buscar a transformação em suas vidas. Pra mim foi uma grande experiência e também um choque de realidade”, declarou O Silva.

- Publicidade -

Exposição

Os arranjos natalinos podem ser vistos na Praça Emancipação, Praça do Avião, fachada do Paço Municipal e em duas passarelas da BR-116, no Centro, Canoas, Rio Grande do Sul.