Pode parecer estranho, mas existem muitos materiais que, ao serem descartados, ganham utilidades totalmente diferentes e inesperadas. A marca Mosevic é prova disso ao transformar jeans velhos ou rejeitados pela indústria em óculos de sol.

O trabalho é fruto do esforço dos designers Jack Spencer e Alex Boswell. Antes de inventarem esse novo produto, os dois já tinham experiência em design sustentável. Mesmo assim, foram necessários quatro anos de pesquisas e testes até que o processo ideal para transformar o jeans em óculos fosse desenvolvido.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na fábrica, os tecidos velhos ou os retalhos descartados pela indústria são aplicados em um molde, onde recebem uma resina sintética especial de alta resistência. Esses moldes são, então, cortados em uma máquina controlada por computado, que garante cortes precisos e uniformes. Em seguida, já no formato de óculos, eles passam por um processo de lavagem com pedra, até que cheguem à coloração desejada.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os óculos são finalizados à mão. É nesta etapa que eles recebem as lentes, as dobradiças e fios de aço que reforçam as hastes e as tornam ajustáveis.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apesar de terem a mesma forma, nenhum óculos é igual ao outro, já que eles sofrem mudanças na cor e textura de cada jeans reaproveitado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo