Casa pré-fabricada
Foto: Marc Goodwin

Qualquer amante da natureza já sonhou em ter uma casinha no meio do mato. Mas, a proposta batizada de Majamaja vai muito além de um lar rústico: trata-se de um modelo pré-fabricado e transportável, que aproveita o melhor dos recursos modernos. 

Natural de um arquipélago finlandês, o arquiteto Pekka Littow é responsável pelo projeto. Segundo ele, o conceito é impulsionado pela necessidade de repensar e minimizar nosso impacto ambiental. 

Sua pequena unidade habitacional é pré-fabricada com peças de madeira. Isso permite que a Majamaja possa ser montada facilmente, sem a necessidade de pesados equipamentos de construção, e em qualquer lugar.

A obra é livre de grandes dores de cabeça: dispensa trabalhos prévios de construção, sendo inclusive independente de conexões de saneamento básico. Para tanto, nada é desperdiçado. Há captação de água da chuva e toda a água cinza (usada para lavar louça e tomar banho, por exemplo) é coletada e purificada para reutilização, enquanto os resíduos do banheiro seco são compostados e reaproveitados como fertilizante. 

O uso de água pluvial somado ao sistema de tratamento de águas residuais de circuito fechado garantem a autonomia hídrica. Já a energia é fornecida por painéis solares e uma célula de combustível. Uma bateria de armazenamento ainda permite que o abastecimento solar esteja disponível a qualquer momento. 

A casa também é transportável, uma vez que rapidamente é possível desmontá-la e levá-la aos cantos mais remotos. 

O primeiro projeto de casas Majamaja está em andamento em Helsinque, capital da Finlândia. A previsão é que as primeiras unidades sejam disponibilizadas para aluguel de curto prazo ainda em 2021.