O designer italiano Gianluca Sada achava os modelos tradicionais de bicicletas dobráveis pouco eficientes. Então, ele resolveu criar a sua própria bike, que traz consigo um design sofisticado e a praticidade de ser reduzida ao tamanho de um guarda-chuva.

Apelidada de Sada Bike, a bicicleta é fruto de um trabalho extenso de pesquisa, para que fosse possível reduzir, não só o tamanho do quadro, mas também o seu peso. Nos modelos comuns deste padrão, os quadros e rodas são menores, esse era justamente o fato que incomodava o designer, por reduzir a eficiência das pedaladas. Mas, o italiano encontrou uma solução.


Foto: Divulgação

A Sada Bike possui dimensões bastante semelhantes à de uma bicicleta tradicional com aro 26, inclusive este é mesmo o tamanho do aro no modelo italiano. A roda tem um diferencial ainda maior que é o fato de não possuir raios, ela é totalmente vazada por dentro.


Foto: Divulgação

Para dobrar a bicicleta basta forçar o selim e todas as dobradiças aplicadas entram em ação para que o quadro da bike fique do mesmo tamanho de um guarda-chuva grande. A estrutura cabe dentro de uma mochila, para facilitar o transporte.


Foto: Divulgação

Sada iniciou a criação desta bicicleta há seis anos. Nesse tempo um protótipo feito em alumínio já foi produzido e o designer busca agora apoio financeiro para iniciar a produção em larga escala.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.