A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, tem o primeiro hostel do Brasil feito em contêineres. A estrutura foi inaugurada em dezembro e até abril deve estar operando em sua capacidade máxima, podendo hospedar confortavelmente até 70 pessoas.

Apelidado de Tetris, o hostel foi construído a partir de 15 contêineres reaproveitados, conforme noticiado pelo jornal A Gazeta do Povo. Além dos quartos, as caixas gigantes foram adaptadas para servirem como cozinha e até mesmo uma piscina.


Foto: Divulgação/Facebook

Para garantir o conforto térmico, todos os ambientes foram revestidos com uma manta térmica, feita com fibra de garrafas PET, e os dormitórios são equipados com sistema de ar-condicionado. Quem vai ao Tetris pode escolher se hospedar em quartos privativos, com chuveiro e sanitário individuais, ou ficar em um dos cinco quartos coletivos, capazes de acomodar até 12 pessoas.


Foto: Divulgação/Facebook

Além do reuso dos contêineres, o projeto conta com outras soluções sustentáveis. Diversas mobílias são feitas com materiais reaproveitados, o hostel possui sistema de captação da água da chuva, com capacidade para armazenar até 15 mil litros de água, que depois é usada nas descargas e regas dos jardins, e placas solares são usadas para aquecer a água.


Foto: Divulgação/Facebook

Para finalizar, o Tetris também conta com um telhado verde, que ajuda a reduzir a temperatura no interior dos contêineres e os pisos externos são drenantes, para facilitar a absorção da água e a chegada dela aos lençóis freáticos.


Foto: Divulgação/Facebook

Clique aqui para ter mais informações e aqui para acessar o site do hostel.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.