- Publicidade -

O arquiteto japonês Toshihiro Kubota e o alemão Yves Bachmann do escritório Kubota & Bachmann Arquitetos revelaram seus planos estruturais para o bairro de Niederfeld, na Suíça. A fim de melhorar o desempenho do distrito, a nova identidade será desenvolvida gradualmente e irá refletir a diversidade do local. 

Quanto ao desenvolvimento urbano e à arquitetura, serão definidas estratégias capazes de motivar os moradores a levar uma vida sustentável. A identidade múltipla projetada para o bairro é alcançada pela interação de diferentes cenários de desenvolvimento. Para homenagear essas identidades, um espaço multidimensional público envolve os edifícios. 

O sucesso de Niederfeld deve vir a partir da promoção do desenvolvimento social e urbano. Nem todo acúmulo de edifícios constitui uma cidade em si. Para criar um conceito global harmonioso contribuindo para a identidade dos municípios, cada prédio tem que ser entendido como parte de um plano de desenvolvimento urbano. Assim, o processo de desenvolvimento tem em conta as construções existentes e as integram no quadro geral. A diversidade tipológica do conceito e o desenvolvimento gradual facilitam a integração das estruturas existentes. 

- Publicidade -

Através dos esforços para que o bairro se mantenha dentro dos padrões ecologicamente corretos foram seguidas diversas normas ambientais. O conceito incorpora eventuais alterações de natureza sociológica e demográfica e a adaptação é possível, no decorrer do tempo. Os estacionamentos de vários andares podem ser convertidos, uma vez que eles são construídos acima do solo. Os edifícios e suas fachadas podem ser produzidos em madeira. Telhados devem servir como superfície de vegetação ou serem equipados com painéis solares. Zonas bioclimáticas e jardins de inverno regulam as diferenças de temperatura e reduzem o incômodo sonoro.

Um ambiente atraente e flexível atrai investimentos e infra-estrutura social, que leva benefícios aos moradores locais que desejam permanecer no bairro. Zonas industriais, comerciais, culturais e de habitação estão misturados por toda a área, permitindo que as pessoas tenham acesso a serviços e moradias em pequenas distâncias. 

A mistura social, com pessoas de diferentes origens culturais e classes sociais, vai criar um equilíbrio e diferencial para o distrito. Niederfeld tem o potencial de atrair moradores de Zurique que querem fugir do caro mercado de aluguel da cidade e ainda assim desfrutar de uma boa qualidade urbana. Graças ao comércio local e às excelentes vias de transportes, Niederfeld é a uma ótima candidata para enfrentar esses desafios.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -