- Publicidade -

Com mais e mais pessoas reconhecendo o problema das questões ambientais, empresas e designers estão constantemente pensando em novas ideias que promovam o uso de energia limpa. Os designers industriais sempre sonharam com a possibilidade de estacionamentos movidos a  energia solar que não somente recarregam  seu carro com energia limpa, mas também geram eletricidade pela iluminação natural.

Desenvolvido pelo designer Neville Mars, como o nome sugere, o conceito traz estruturas parecidas com árvores. O projeto “floresta solar” consiste em ‘árvores’ que são feitas de folhas fotovoltaicas, cuja única finalidade é coletar energia solar. No tronco de cada árvore tem uma tomada de energia que é usada para recarregar veículos elétricos. Além de fornecer carga, a energia fotovoltaica das folhas também fornece sombra para os carros.

Os estacionamentos de carros do futuro serão, definitivamente, muito mais do que apenas áreas de estacionamento para os nossos veículos.

- Publicidade -

Muitos dos aspectos mais desagradáveis da vida urbana são causados pelos carros, tanto para o condutor, como para a própria cidade. Grandes extensões sufocantes de asfalto nas cidades contribuem fortemente para o efeito de ilhas de calor urbana, enquanto os carros também se tornaram insuportavelmente quentes no verão nestes desertos urbanos.

Otimizando os painéis fotovoltaicos a invenção culminou em um formato de folha. Embora nunca tenha sido intencionalmente concebido para imitar a forma de uma árvore, os painéis rotadores seguem o caminho do sol durante todo o dia – bem como girassóis – absorvendo a luz enquanto também proporcionam o sombreamento ideal para os carros. Apesar de todos os carros estacionados se beneficiarem do sombreamento, os veículos elétricos podem carregar suas baterias diretamente se conectando às "árvores solares".

O Solar Tree também pode ser utilizado para relaxar sob as árvores em um ótimo ambiente livre de estresse, além de melhorar consideravelmente o aspecto da paisagem urbana.

Confira o vídeo

[VIDEO:floresta_solar]

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -