- Publicidade -

A cidade de Santa Rosa, na Califórnia, ganhou um novo monumento. Trata-se de um obelisco no formato egípcio, com 20 metros de altura, feito somente com bicicletas velhas. O Cyclisk, como foi chamado o projeto, além de se destacar em meio à paisagem, tem como objetivo estimular a população a andar mais de bicicleta.

A pequena cidade já é caracterizada como “bike-friendly”, mas pretende estimular ainda mais o uso dos meios de transporte não poluentes. A Santa Rosa Avenue, rua que abriga o projeto, é repleta de carros e foi, justamente, por esse motivo que ela foi escolhida. O Cyclisk de destaca em meio aos automóveis, instigando o uso das bicicletas.

Os artistas Mark Grieve e Ilana Spencer, que elaboraram o obelisco, receberam as bicicletas da própria comunidade e de instituições sem fins lucrativos. Foi uma maneira muito diferente e criativa de dar uma nova utilidade àquelas “magrelas” velhas, que estavam encostadas sem uso, somente ocupando espaço. 

- Publicidade -

A verba para a construção do monumento é fruto de uma lei que vigora no município americano e obriga as empresas a destinarem 1% do valor de seu empreendimento à arte. A automobilística Nissan foi quem doou os 37 mil dólares usados na construção do obelisco, que pesa 4.500kg e precisou de 340 bicicletas e um triciclo, para alcançar seus 20 metros de altura.

Com informações da Super Interessante

- Publicidade -