casa tecnologica
Foto: Fran Parente
- Publicidade -

Uma residência conectada com o futuro. Assim se apresenta a Casa LG ThinQ, criada pelo Estúdio Guto Requena, de São Paulo. O projeto arquitetônico leva em consideração que a construção civil é uma das principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera e no qual é necessário investir em novas formas de projetar e construir.

Totalmente open-source, trata-se de um projeto de fabricação digital que busca disseminar um método construtivo sustentável, a partir de uma plataforma global de colaboração, a wikihouse. A partir da disponibilização do sistema de construção, é possível desenvolver uma diversidade de formas, adaptáveis às diferentes demandas de projeto. Uma casa conectada com as novas tecnologias, construída a partir de chapas de compensado naval de pinus, usinadas em máquina CNC e montadas somente por encaixes.

São três eixos de pórticos articulados por um módulo conector e revestidos com placas pré-fabricadas em madeira que montam paredes e teto. Uma obra limpa, sem resíduos, organizada e eficiente.

- Publicidade -

A estrutura externa (pórticos e fechamentos em madeira) que ocupa uma área de 100 m² foi montada em apenas 10 dias. Enquanto as construções tradicionais em concreto emitem 1 tonelada de CO2 na atmosfera para cada tonelada de concreto, a construção em madeira sequestra o dióxido carbono na mesma proporção. A estrutura externa é revestida de telhas de fibras vegetais impermeabilizadas, uma tipologia de cobertura leve, fabricada a partir de papel reciclado.

Fotos: Fran Parente

Já no interior da Casa, as chapas de madeira fazem o acabamento trazendo conforto e elegância. A madeira também garante espaços convidativos e introspectivos. Todos os materiais e acabamentos foram pensados para gerar o mínimo de resíduos não recicláveis.

Toda casa é interligada por um sistema inteligente de automação possibilitado pela tecnologia LG ThinQ, com produtos que alinham design, inteligência artificial, sustentabilidade e cuidado com a saúde propondo um novo jeito de viver e interagir com o habitar. A “Casa Conectada” é uma alternativa possível para um futuro sustentável.

- Publicidade -