A população de São Francisco, nos Estados Unidos, tem ganhado novos espaços para o uso comum. O projeto, apelidado de “New Parklets”, busca humanizar espaços que antes eram usados como estacionamentos.

O programa teve início em 2010 e desde então ganha cada vez mais popularidade. Prova disso é o fato de que hoje já existem 38 estruturas instaladas para o uso da população local. A última estrutura lançada é feita a partir de um antigo caminhão Citroën reformado.

No lugar de carregar carga e colaborar para o aumento da poluição automotiva, o caminhão do modelo H Van, de 1940 foi adaptado para servir como um espaço de descanso e lazer. A reforma, feita pelo Rapha Cycle Club e pela Marina de São Francisco, manteve a cabine do caminhão e parte da traseira.

O H Van hoje possui bancos, uma mesa e diversas plantas, um verdadeiro refúgio para os pedestres. Além disso, por ter sido idealizado por um clube de ciclismo, o local apoia os ciclistas através da disposição de bicicletários, onde as bikes podem ser guardadas com segurança.

Esta foi uma maneira criativa e funcional de aproveitar um caminhão sem utilidade e ainda incentivar a ocupação do espaço público. Nem todas as pessoas ficaram felizes com a criação, já que ela ocupa vagas que normalmente seriam utilizadas por carros. Mas, esta é uma opção muito mais sustentável e que tende a valorizar a visão de cidade para pessoas. Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo
 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.