Foto: Divulgação
- Publicidade -

A Sole Food é uma fazenda que comprova a possibilidade de produzir alimentos em grande quantidade em áreas urbanas. Localizada em Vancouver, em um terreno que abriga uma antiga fábrica de gás desativada, a estrutura deve produzir 60 toneladas de alimentos apenas neste ano.

Em entrevista ao site Fast Co.Exist, o co-fundador da fazenda urbana, Michael Abelman, lembrou que, apesar de o termo agricultura urbana estar cada vez mais comum, os plantios em casas ou calçadas, normalmente são apenas mais uma opção de jardinagem, por não ganharem escala, como acontece em seu empreendimento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto ajudou a revitalizar uma área quase abandonada em uma das regiões mais pobres de Vancouver, aproximou a produção de alimentos dos consumidores finais e ainda colaborou para o desenvolvimento social e econômico do local.

- Publicidade -

As áreas de plantio foram construídas em estruturas de madeira, para que não tivessem contato com qualquer tipo de contaminação residual do solo e também para que possam ser transportadas para outra localidade em caso de necessidade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cuidando da terra e da colheita estão trabalhando funcionários que teriam dificuldades em encontrar empregos em outros locais, como viciados em recuperação e pessoas com deficiência mental. A Sole Food emprega, atualmente, 25 funcionários. Mas, com os planos de expansão, a empregabilidade também deve aumentar.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A produção é extremamente diversa, frutas incomuns para Vancouver, como: limões, caquis, ameixas, cerejas e muito mais, crescem junto com diferentes verduras, legumes e ervas, comercializados localmente. Segundo Abelman, esta é a maior fazenda urbana do tipo em toda a América do Norte e, para não perder o posto, os empreendedores já planejam aumentar a produção. O objetivo principal, segundo ele, é conseguir proporcionar uma quantidade significativa de empregos dentro da própria cidade.

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo

- Publicidade -