Tocada pela situação dos moradores de rua, a designer norte-americana Tina Hovsepian desenvolveu um abrigo temporário portátil feito de papelão, que ajuda a proteger essas pessoas das condições climáticas e garante o mínimo de privacidade.

A ideia era desenvolver uma estrutura barata, simples de carregar e que ocupasse pouco espaço, sem deixar de lado a eficiência. Assim, após diversas análises de materiais e formas, surgiu o Cardborigami. A principal matéria-prima usada na fabricação do abrigo é o papelão que, além de ser feito de materiais reciclados, também é totalmente reciclável.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em termos de funcionalidade, o papelão funciona como excelente isolante térmico e ele ainda impede totalmente a passagem do ar, protegendo os moradores de rua do vento e do frio. Conforme explicado por Tina, em declaração ao site Fast Co.Exist, o abrigo temporário pode ser montado em poucos minutos e desmontado mais rápido ainda.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Após a construção inicial, que consiste apenas em dobrar algumas partes e conectá-las a outras, não há mais necessidade de montagem. As pessoas podem simplesmente abri-la e terem, rapidamente, um piso, um teto e até uma porta. Quando eles precisam se mudar para outro lugar, é necessário apenas dobrá-lo, literalmente, e em um minuto ele se torna uma mochila”, detalhou a designer.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como o nome já diz, a técnica aplicada ao abrigo foi inspirada no origami, as tradicionais dobraduras japonesas em papel. O protótipo foi desenvolvido por Tina em 2007, quando ela ainda estava na faculdade. Mas, agora o abrigo é produzido em larga escala.

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo