A Nissan e sua afiliada 4R Energy Corporation uniram-se à cidade de Namie, no nordeste do Japão, para instalar novos postes de luz, que serão alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias que foram usadas em veículos 100% elétrico Nissan LEAF.

O projeto, intitulado “The Reborn Light”, tem como objetivo fornecer iluminação pública para os moradores de Namie. Isso é parte dos esforços de recuperação da cidade após o terremoto e tsunami em 11 de março de 2011 – Namie fica na prefeitura de Fukushima, um dos locais mais afetados à época das catástrofes naturais. A ideia é utilizar o crescente número de baterias que serão descartadas após o uso do veículo. Com o crescente aumento das vendas do Nissan LEAF, as baterias tornam-se cada vez mais disponíveis em todo o mundo, criando novos tipos de uso e de negócio.

Como será

As duas companhias criaram um tipo iluminação externa que opera completamente fora da rede elétrica principal. Isto é, não necessitam de cabos elétricos ou tomadas. Um protótipo será testado em 26 de março na fábrica de recuperação de baterias de 4R em Namie.

Leia também: Nissan lança bateria que armazena energia renovável para uso doméstico 

Foto da capa: Artway Pics | iStock by GettyImages