- Publicidade -

A cidade de Zaragoza, na Espanha, se tornou exemplo mundial no que diz respeito à economia de água. Desde 1997 o município tem trabalhado de forma a conscientizar a população e oferecer estratégias que permitam a redução no desperdício de água.

- Publicidade -

O projeto implantado na cidade recebeu o nome de “Zaragoza, a cidade que poupa água” e teve muita importância, porque até o momento em que ele passou a ser aplicado, 60% dos habitantes do município não tinham acesso a qualquer método de redução no consumo de água. O objetivo da ação era que fossem economizados um bilhão de litros de água e o alvo foi alcançado.


Parque Metropolitano de Água – Crédito: Willtron/cc

Para que desse certo, foi necessário investimento em políticas públicas e trabalho intenso de conscientização. Desde o momento em que o projeto foi concebido as ações foram colocadas em prática, primeiramente com campanhas de sensibilização, sobre a importância ambiental e financeira da redução do consumo de água, e posteriormente com a divulgação de soluções práticas de controle de fluxo.

Os resultados foram expressivos, com redução de 5,6% no consumo anual de água na cidade, que significa mais de um bilhão de litros economizados, participação de 60% das escolas no projeto e o apoio de mais de 150 instituições, entre públicas, privadas, ONGs, sindicatos e mídia.

- Publicidade -


Visão noturna do Parque de Água – Crédito: Zaragoza Turismo

Hoje Zaragoza é o município que possui o menor índice de consumo per capita de água da Espanha, abaixo dos cem litros diários. Facilmente as pessoas encontram informações sobre o tema na internet, em um jornal “da Água” ou através da newsletter que é enviada a mais de mil e-mails, com notícias e projetos relacionados à gestão da água. Com informações da plataforma Cidades Sustentáveis.

Redação CicloVivo

- Publicidade -