- Publicidade -

Wal-Mart cria caminhão aerodinâmico movido a eletricidade

Intitulado de WAVE, caminhão de alto desempenho usa fibra de carbono para diminuir seu peso.

Uma das empresas mais sustentáveis do planeta, a rede de supermercados Wal-Mart apresentou uma nova solução em transporte no território norte-americano: é o caminhão WAVE, um modelo aerodinâmico, elétrico e que também pode ser abastecido com vários tipos de combustíveis. Produzido em fibra de carbono, o veículo é leve e representa mais um esforço da empresa para diminuir seus impactos na natureza, em todos os seus setores de atuação.

- Publicidade -

O caminhão foi apresentado durante uma conferência promovida pelos representantes de sustentabilidade do Wal-Mart, e seu nome, WAVE, é uma sigla para Wal-Mart Advanced Vehicle Experience, em inglês. Além de colaborar com o planeta, o veículo ainda prioriza o conforto e a qualidade do trabalho do motorista, que fica num cockpit inspirado no design dos carros de Fórmula 1, com o apoio de uma tela LCD personalizada para facilitar os serviços, além de um espaço confortável para garantir o descanso dos condutores.

O WAVE conta com um sistema de baterias eficientes, mas os deslocamentos podem ser realizados a partir do abastecimento com biocombustíveis, gás natural e até diesel. Com design arrojado, o modelo tem 20% mais aerodinâmica que os caminhões comuns, e, graças à fibra de carbono utilizada para construir o veículo, o WAVE chega a pesar 1.800 quilos a menos do que se tivesse sido produzido com os materiais convencionais.

- Publicidade -

De acordo com a Wired, o Wal-Mart tem uma das maiores frotas comerciais de caminhões em todo o planeta. Assim, o WAVE seria uma boa alternativa para reduzir as emissões da rede de compras e estimular outras empresas a adotarem os combustíveis limpos. Por enquanto, o projeto é apenas um conceito sem fabricação em larga escala e nem data prevista de lançamento. O vídeo abaixo apresenta o veículo:

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -