- Publicidade -

Veículo movido a hidrogênio será vendido nos EUA até o fim do ano

Versão sustentável do Hyundai Tucson roda até 480 quilômetros com o tanque totalmente abastecido.

Um novo tipo de automóvel ecologicamente correto vai ganhar as ruas dos EUA até o final de 2014. Dispensando gasolina e outros combustíveis fósseis, o Hyundai Tucson Fuel Cell é uma versão sustentável do já conhecido Tucson – a diferença é que o novo modelo, já produzido em larga escala, utiliza hidrogênio para se locomover.

- Publicidade -

A expectativa dos especialistas e representantes da Hyundai é que o novo automóvel comece a ser comercializado nos próximos três meses, mas diversos desafios deverão ser enfrentados até a popularização do veículo. Isso porque o território norte-americano ainda não tem uma infraestrutura suficiente para o uso de hidrogênio como combustível – faltam postos de abastecimento e outras demandas da cadeia de processamento deste recurso.

Dadas as limitações do país em relação ao uso do combustível sustentável, especialistas acreditam que o número de automóveis à venda será relativamente pequeno – de acordo com a INFO, o Hyundai Tucson Fuel Cell será vendido apenas em algumas concessionárias no sul da Califórnia, uma vez que a região tem proximidade do polo de produção e existem postos de abastecimento de hidrogênio nestas localidades.

O carro não emite material particulado e nenhum tipo de poluente de seu escapamento – apenas o vapor derivado das reações provocadas pelo hidrogênio. Ao contrário dos veículos elétricos, o Tucson Fuel Cell leva pouco tempo para ser abastecido – são necessários menos de 10 minutos para completar a sua capacidade de combustível. Com o tanque cheio, a versão sustentável do Tucson pode rodar até 480 quilômetros.

- Publicidade -

Redação CicloVivo